PF faz operação contra suspeitos de invadirem o ConecteSUS

Os mandados estão sendo cumpridos na Paraíba, Minas Gerais, Paraná ec Santa Catarina

por Camilla Dantas ter, 16/08/2022 - 16:11
ConecteSUS/Divulgação O aplicativo do ConecteSUS ConecteSUS/Divulgação

A Polícia Federal (PF) começou a cumprir, nesta terça-feira(8), oito mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso suspeito de invadirem sistemas do Ministério da Saúde e de outros órgãos do governo federal. De acordo com a PF, eles foram responsáveis pelo ataque ao site ConecteSUS, que disponibiliza o Certificado Nacional de Vacinação, em dezembro.

Segundo a corporação, o site foi alterado e houve ataque a arquivos e dados. A PF acrescentou que os envolvidos fazem parte uma "organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia".

 Dessa forma, os mandados estão sendo  cumpridos nos estados da Paraíba, de Minas Gerais, do Paraná e de Santa Catarina. Por fim, a PF informou que além do Conecte SUS, o grupo invadiu o ambiente virtual da Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério de Economia, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro,  Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

COMENTÁRIOS dos leitores