Mês da amamentação: Onde doar leite materno no Recife?

As quatro maternidades municipais fazem coleta do leite materno

por Camilla Dantas ter, 23/08/2022 - 15:30
Pixabay Bebê no colo da mãe Pixabay

Agosto é considerado o mês da amamentação, sendo a data uma forma de ressaltar a importância do leite materno. O alimento é considerado o mais completo para os primeiros meses de vida, por conter proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês. 

Existem muitos bebês que não podem ser amamentados pela própria mãe. Segundo a Fundação Abrinq, crianças menores de 1 ano não amamentadas têm risco muito maior de morrer, quando comparadas com as de mesma idade, alimentadas exclusivamente ao seio. No Recife, existem alguns pontos de doação e coleta.

As quatro maternidades municipais (Arnaldo Marques, Bandeira Filho, Barros Lima e Hospital da Mulher) fazem coleta de leite humano, e o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, e a Maternidade Bandeira Filho, em Afogado, possuem banco de leite.

A maternidade Bandeira Filho contém a certificação Ouro concedida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. Para doar leite nela, é necessário entrar em contato pelo número 3355-2235, para receber as orientações.

Já o banco do HMR funciona 24 horas por dia para atendimento aos recém-nascidos. Já para doações, o funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Além disso, no número 2011-0174 são esclarecidas questões como ordenha, armazenamento e transporte do leite humano. Inclusive, o hospital dispõe de um serviço de cadastro para o recolhimento das doações em domicílio.

COMENTÁRIOS dos leitores