Bosque Maia recebe evento sobre o Dia Internacional da Paz

Ação organizada pelo Departamento de Assistência Integral à Saúde da Prefeitura incentiva ações voltadas à saúde

por Camily Maciel qua, 21/09/2022 - 16:28
Divulgação / PMG - Fábio Nunes Teixeira Divulgação / PMG - Fábio Nunes Teixeira

Em celebração ao Dia Internacional da Paz, nesta quarta-feira (21), a Prefeitura de Guarulhos promoveu a segunda edição do Guarulhos de Mãos Dadas pela Paz, na tenda principal do Bosque Maia. O evento é coordenado pelo Programa Movimenta Saúde, sob a gestão do Departamento de Assistência Integral à Saúde, que incentiva ações voltadas à programação da saúde, à prevenção dos agravos e às práticas integrativas e complementares do município.  

A programação teve início com uma aula de Tai Ji Qi Gong, prática corporal que ajuda a fortalecer a respiração, que foi conduzida pelo educador físico Manoel Eloildo Felix da Silva. Em seguida, houve a oficina Danças Circulares pela Paz, movimento virtualmente criado por Friedel Klokle-Eibl, expoente focalizadora de danças circulares da Holanda, que convidou praticantes de diversos países a contribuírem, a partir das mãos dadas em roda, a dançarem pela paz e por um mundo aberto à tolerância.

No encerramento, houve a construção de uma mandala humana com os participantes como símbolo de reciprocidade e harmonia, sob a coordenação de Renate Sewing de Paula, artista da cidade que se dedica à criação de mandalas. A obra será doada para um dos equipamentos de saúde do município como arte decorativa.  

Sobre o Dia Internacional da Paz 

A ONU instituiu o Dia Internacional da Paz em 21 de setembro de 1981 durante a Assembleia Geral das Nações Unidas e, após duas décadas, em 2001,  votou por unanimidade para que a data fosse designada como um período de não-violência e cessar-fogo. Anualmente, reafirma-se em todo o mundo o fortalecimento dos ideais de paz, no meio das nações e entre os povos, com o objetivo de estimular as pessoas a fazerem algo pela paz nesta data. Neste ano o tema é “Acabar com o Racismo. Construir a Paz”. 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores