Romarias levam Círio às ruas de Belém depois de dois anos

Sem procissões em 2020 e 2021, por causa da pandemia, devotos de Nossa Senhora de Nazaré voltam a caminhar ao lado da padroeira dos paraenses. Imagem Peregrina já está com novo manto.

sex, 07/10/2022 - 06:47

O Círio de Nazaré já toma conta das ruas de Belém. Nesta sexta-feira (7), ao longo de todo o dia, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora segue na romaria do Traslado da Basílica Santuário até o município de Ananindeua, na Região Metropolitana. Num percurso de 50 quilômetros, a berlinda com a santa passa por vários bairros e comunidades. Por volta de 12 horas, o cortejo para na UNAMA Ananindeua, na rodovia BR-316, para homenagens.

Na quarta-feira (5), primeira romaria oficial do Círio 2022, o Traslado dos Carros, atravessou as ruas centrais da capital paraense. A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a Arquidiocese de Belém transformaram o Traslado dos Carros de milagres e promessas da grande procissão do Círio, da Basílica Santuário à Estação das Docas, na 13ª Romaria Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. 

Na quinta-feira (6), um dos símbolos do Círio foi apresentado aos devotos: o manto da Virgem de Nazaré. A cerimônia ocorreu na Basílica Santuário, em Belém.

Nesta sábado (8), 350 mil pessoas são esperadas na Romaria Rodoviária, que ocorre a partir das 5h30, após a Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua. Essa é a terceira das cinco procissões realizadas na véspera do Círio. Durante a procissão, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré será conduzida até o Trapiche de Icoaraci, para a saída do Círio Fluvial. O percurso da Romaria é de aproximadamente 24 quilômetros, o segundo maior das 13 procissões oficiais do Círio de Nazaré.

Círio Fluvial

Ainda no sábado, às 9 horas, será realizado o Círio Fluvial – a quarta romaria oficial –, que sai do Trapiche do Distrito de Icoaraci com destino à Escadinha da Estação das Docas. A Imagem Peregrina é levada no navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, responsável por também fazer a organização e controle de toda a Romaria Fluvial, que deve ter duração de duas horas. 

A Marinha informou que somente barcos inscritos poderão participar, todos usando adesivos e bandeiras fornecidos pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), entregues no momento do cadastro. As embarcações devem respeitar a capacidade e todos os ocupantes são obrigados a usar coletes salva-vidas. 

Motorromaria

Após receber as honrarias na Escadinha do Cais do Porto, a Imagem Peregrina é conduzida para a terceira romaria do dia, a Motorromaria. A procissão é realizada desde 1990 e iniciou por uma iniciativa da Federação Paraense de Motociclismo, que gostaria de prestar sua própria homenagem à Santa. 

A procissão se encerra em cerca de uma hora em frente ao Colégio Gentil Bittencourt, com uma bênção para os motociclistas. A previsão de público é 45 mil.

No fim da tarde, sai a Trasladação, a gra de romaria noturna. O destino é a Igreja da Sé. Na manhã de domingo, a grande procissão do Círio ganha as ruas, no percurso inverso - Sé/Basílica Santuário.

As principais ruas serão bloqueadas a partir das 6 horas da manhã e permanecem assim até o fim da procissão do Círio, no domingo, dia 9.

Da Redação do LeiaJá Pará (com informações da Diretoria da Festa de Nazaré).

COMENTÁRIOS dos leitores