Cemitério adia enterro de idosa devido o jogo do Brasil

Por causa da alteração família perdeu o sepultamento

por Camilla Dantas sex, 09/12/2022 - 16:58
Divulgação Flores em cemitério Divulgação

Um cemitério adiou o sepultamento do corpo de uma idosa, identificada como Amélia Argentino Ribeiro, em cima da hora devido ao jogo da Seleção Brasileira pelas oitavas de final da Copa do Mundo, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, na última segunda-feira (5). De acordo com o UOL, o enterro estava marcado para o início do jogo, as 16h, no entanto a funerária responsável informou que a cerimônia foi adiada para o dia seguinte às 9h.

Segundo a neta da idosa, a jornalista Aline Porfírio Ribeiro, a mulher morreu de um infarto agudo no miocárdio. Além disso, ela contou que o adiamento gerou problemas para parte da família que se deslocava de outras cidades para a despedida.  “Avisamos todos os familiares, nos programamos, e, por volta das 7h30 [de segunda-feira], a funerária entrou em contato avisando que era necessário fazer umas mudanças", contou a jornalista em entrevista para a Uol.

Dessa forma foram alterados os horários da cerimônia que iria ocorrer dentro do cemitério e passou a ocorrer em uma sala especial da empresa de assistência funerária, e do horário: o sepultamento havia sido postergado para 9h do dia seguinte. "A alegação que a funerária deu foi a de que o cemitério fecharia por causa do jogo do Brasil na Copa do Mundo", explicou Aline.

Além de ter ocorrido as alterações, a neta contou que também foi informada quando os demais familiares já estavam a caminho de Praia Grande. "A gente se sentiu muito desprezado, desrespeitado", disse ela. "Foi muito difícil explicar para as pessoas mais velhas da família que ela ficaria ali numa sala até a manhã do dia seguinte."

Aline também informou que a Prefeitura e a funerária entraram em contato com ela, mas não souberam explicar de quem partiu a decisão de fechar temporariamente o cemitério. "De acordo com uma das visitantes, o portão estava fechado antes das 16h. O horário correto seria 17h", disse. 

Justiça 

Devido a situação, Aline entrou em contato com advogados para levar o caso adiante. "Ela morreu com 94 anos e não merecia ter um sepultamento assim", disse ela. "Todos nós amamos a Copa do Mundo. Eu adoro, todo brasileiro tem o direito de torcer pela sua seleção, mas eu acho que tem serviços essenciais. É muito triste ver que o cemitério não é um, para a Prefeitura de Praia Grande."

Em resposta, a prefeitura informou em nota que juntamente com a empresa concessionária de prestação de serviços funerários na cidade está procurando agendar previamente os serviços de velório e sepultamento fora do período de jogos do Brasil durante a Copa do Mundo, "para possibilitar maior presença dos familiares e amigos durante as cerimônias". Os horários ficam acertados com a família com o máximo de antecedência possível", alegou.

Por fim, a Prefeitura disse que um funcionário da empresa concessionária "acabou se equivocando e cancelando um serviço que já estava agendado".

"A empresa já se retratou com a família concedendo a realização do velório nas dependências da empresa em dois momentos: nesta segunda-feira (5), assim como também nesta terça-feira (6)", finaliza a nota.  

COMENTÁRIOS dos leitores