Anvisa alerta sobre risco de cegueira em uso de cosmético

Produto utilizado para trançar cabelos pode estar associado a lesões capilares e oculares

por Vitória Silva qui, 15/12/2022 - 15:00
Pixabay Pomada cuja comercialização foi suspensa é utilizada para fazer tranças Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nessa quarta-feira (14), um alerta sobre o risco de cegueira temporária, possivelmente associada a produtos utilizados para trançar e modelar cabelos e que são comercializados no país. De acordo com a agência, os produtos regularmente entram em contato com o couro cabeludo, mas também podem entrar em contato com outras áreas do corpo, em especial com os olhos. 

“A aplicação involuntária de pequenas quantidades nos olhos pode ocasionar efeitos indesejáveis, principalmente, dor leve e vermelhidão. No entanto, há relatos de lesões oculares temporárias mais graves”, alerta a organização. 

Além disso, os relatos de casos de efeitos adversos graves notificados à Anvisa também apresentaram forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, inchaço ocular e dor de cabeça. 

“A Anvisa tem recebido informações sobre relatos de casos de efeitos indesejáveis supostamente ocasionados por produtos para trançar/modelar os cabelos. Cegueira temporária foi um dos efeitos indesejáveis notificados à Agência. Uma vez que esses produtos, após aplicados, podem permanecer por horas ou dias nos cabelos, faz-se necessário um cuidado especial com os olhos, buscando sua proteção, quando os cabelos entrarem em contato com água”, diz o documento da agência. 

Em março, uma notificação levou à suspensão da comercialização de um produto do tipo. A pomada Ômegafix teria causado queimadura nas córneas de uma mulher após ela passar o produto e mergulhar na piscina. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores