SC: Homem negro é vítima de abordagem policial violenta

Família diz ter havido racismo policial e fala que motivo para suspeita foi infundado

por Vitória Silva sex, 16/12/2022 - 14:51
Reprodução/YouTube Momento em que homem negro é algemado pela PM-SC Reprodução/YouTube

Circula nas redes sociais um vídeo gravado em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, que mostra um homem negro, de 26 anos, sendo vítima de ação truculenta de dois policiais militares. O caso ocorreu na quinta-feira (15), de acordo com relatos de familiares e comerciantes, ouvidos por um portal local. Nas imagens, é possível ver um dos cabos aplicando o golpe “mata-leão” no jovem, enquanto a parceira cobre a câmera do uniforme com os dedos. 

O homem abordado estava sentado em um banco de rua, no comércio do Centro, quando ocorreu a abordagem, gravada por uma pessoa que passava pelo local. A autora do vídeo perguntou várias vezes aos militares sobre o que o homem estava sendo acusado. Porém, não obteve resposta. A mulher continuou gravando e pediu para que os agentes não machucassem a vítima, que estava deitada no chão, enquanto o policial aplicava o golpe em volta do pescoço. “Antes de filmar, tu tem que saber por que que ele tá sendo abordado”, grita o PM. 

Conforme um primo da vítima, que testemunhou o ocorrido e concedeu entrevista exclusiva ao Diário Catarinense, reproduzida pelo site NSC Toral, o homem não teria obedecido a ordem dos policiais de colocar a mão na cabeça. 

Embed:
 

Ainda segundo depoimento do primo, mulheres de uma loja teriam acionado a polícia e contado que o homem furtou algum produto do estabelecimento. “Ele estava em um dia normal, sentado por aqui com uma roupa um pouco inferior e foi abordado. Não agrediu os policiais com palavras, nem fisicamente. Apenas não seguiu a ordem de colocar a mão na cabeça. Aí eles partiram para a agressão”, relatou o primo. 

A família vê a situação como uma manifestação clara de preconceito e deve denunciar o caso como racismo à Polícia Civil. Até o momento, o homem não foi identificado.

PM divulgou nota 

“A Polícia Militar foi acionada via Central de Operação Policiais Militares (COPOM-190) para o atendimento de ocorrência de averiguação de pessoa em atitude suspeita. Ao chegar no local, os policiais se depararam com o suspeito, que estava com as mesmas vestes elencadas na denúncia e, de imediato, iniciaram os procedimentos de abordagem. 

O suspeito não acatou as diversas verbalizações policiais, não acatando ordens de abordagem da guarnição policial, desacatando a guarnição e realizando ameaças aos policiais, sendo necessária a utilização do controle contato, para conseguir efetuar a prisão por desobediência, resistência e ameaça. 

A guarnição precisou fazer a condução do abordado até à Delegacia de Polícia Civil, que ao chegar no local foi oferecido os benefícios da lei 9099/95, assinou o Termo Circunstanciado e foi liberado no local.” 

 

COMENTÁRIOS dos leitores