Aluna da UFPI morre após ser estuprada em 'calourada'
Suspeito do crime foi preso por tempo indeterminado nesta segunda-feira (30)
Uma aluna da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi morta após ter sido estuprada e ter o pescoço quebrado, durante uma 'calourada' no último sábado (28). O evento acadêmico é tradicional nas universidades brasileiras e tem o objetivo de acolher novos alunos. Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, era estudante de Jornalismo. Ela foi violentada em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática da universidade. No local, foram encontrados uma mesa e um colchão com vestígios de sangue.
O suspeito, Thiago Mayson Barbosa, de 29 anos, é estudante de mestrado em matemática na UFPI. Preso em flagrante, ele foi ouvido em audiência de custódia no domingo (29), e deve seguir detido por tempo indeterminado. Em depoimento à Polícia Civil, o suspeito relatou que já havia se relacionado sexualmente com a vítima outras vezes. Porém, na ocasião, ela teria desmaiado.
Em nota, o Instituto Médico Legal (IML) de Teresina confirmou que a jovem teve uma contusão na coluna vertebral em nível cervical, provocando lesão de sua medula espinhal e morte. A contusão sofrida por Janaína pode ter sido causada por uma pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ações das mãos no pescoço com intuito de asfixia, queda e luta, dentre outras possibilidades.
De acordo com a UFPI, a festa aconteceu sem autorização de qualquer autoridade da universidade. A instituição diz ainda que colabora com as investigações, uma vez que desaprova quaisquer eventos que coloquem em risco a comunidade acadêmica. No Instagram da universidade pública, foi decretado luto oficial. As publicações recentes acumulam milhares de comentários, a maior parte deles, de pessoas que se dizem alunas da instituição e pedem mais segurança dentro do campus.
UFPI suspendeu as atividades
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas nesta segunda-feira (30) no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, após a morte da estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra.
Em nota, a universidade afirmou que presta apoio à família da vítima. "A Administração Superior informa ainda que tem prestado apoio contínuo à família da vítima, desde as primeiras horas após ocorrência do fato, com interlocução junto às autoridades de segurança do Estado e com providências para viabilizar velório e sepultamento", afirmou a instituição. Confira a nota completa ao fim da reportagem.