Olinda: baderneiros causam confusão a caminho das Virgens
Ônibus foram depredados e alguns vídeos mostram um grupo que se deslocava para o bloco fugindo com a chegada da Polícia Militar
Após dois anos sem desfilar nas ruas de Olinda, nesse domingo (12), as Virgens do Bairro Novo voltou a atrair uma multidão em sua 70ª edição. Vídeos feitos por moradores da região mostram a ação da Polícia Militar (PM) e para conter um grupo de jovens que se deslocava para o bloco.
Nas imagens, dezenas de pessoas gritam e começam a correr em um princípio de confusão na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti. Outro registro mostra a chegada de uma viatura e o início da dispersão. Pouco depois, outras seis viaturas encostam no local e tentam alcançar alguns envolvidos que fugiram pelas ruas adjacentes.
Um ônibus da linha Jardim Atlântico foi apedrejado e um que faz a linha Pau Amarelo foi depredado por passageiros que embarcaram ainda no Recife.
A Secretaria de Defesa Social (SDS) confirmou que uma prisão em flagrante por furto foi registrada e 16 pessoas foram conduzidas às delegacias para a tomada de depoimentos. Também houve apreensão de arma branca e pequenas quantidades de entorpecentes.
De acordo com a PM, mais de 500 lançamentos foram feitos em três horários, para garantir a segurança do bloco: às 7h, às 10h e ao meio-dia. Unidades especializadas como a Radiopatrulha, Canil, Regimento de Polícia Montada, BPRv, BPTran, Batalhão de Choque, CIPMoto e BOPE também participaram do esquema, além do Grupamento Tático Aéreo e Operações Transporte Seguro e Lei Seca.
"O 1º BPM, responsável pela coordenação do esquema de segurança do bloco das Virgens, informou que foram registradas algumas ocorrências durante a realização do evento, sendo necessária a intervenção do efetivo. Dois indivíduos foram detidos e conduzidos. Um policial militar foi atingido na cabeça por um objeto arremessado. Ele recebeu os primeiros socorros dos Bombeiros e foi encaminhado para o Centro Médico Hospitalar (CMH).
Outras ocorrências foram registradas por equipes do BPRv, que informaram que os policias militares da unidade, quando de serviço no bloco "As Virgens do Bairro Novo", teriam se deparado, inicialmente, com uma briga generalizada entre grupos rivais, os quais estavam jogando pedras e garrafas uns nos outros, utilizando bombas caseiras e depredando os ônibus. A equipe, juntamente com o efetivo do BOPE, conseguiu fazer a dispersão dos envolvidos, que correram para as ruas transversais. Ao seguir novamente para o setor, a mesma equipe voltou a se deparar com os mesmos indivíduos na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, novamente em confronto, e lançando pedras contra o efetivo, momento em que os policias, juntamente com o efetivo da Radiopatrulha e do 1° BPM, realizaram novamente a dispersão dos envolvidos.
A CIATUR, que realiza o policiamento especialmente no Sítio Histórico, informou também que houve algumas denúncias de celulares furtados na área. Um homem foi detido suspeito de roubar um óculos de uma transeunte. Uma outra ocorrência de difamação foi registrada envolvendo um proprietário de imóvel e seus inquilinos. A situação foi resolvida no local.
Policias da Radiopatrulha, também precisaram intervir num confronto entre grupos rivais, em frente a Prefeitura de Olinda. Foi necessário a utilização de disparos de elastômero para conter os envolvidos, porém eles reagiram e atiraram contra o efetivo, que teve que reagir da mesma forma. Os indivíduos fugiram, pulando para uma área de mata, onde não foi possível capturá-los", resumiu a corporação em nota.