Piedade: banhista é preso após ser retirado do mar 3 vezes

Trecho da Igrejinha, em Jaboatão dos Guararapes, está proibido para banho há dois anos e foi cenário de incidente com tubarão na última semana

por Vitória Silva sab, 11/03/2023 - 14:22

Um homem de 39 anos foi preso, na tarde deste sábado (11), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), após ser retirado compulsoriamente do mar três vezes. Os bombeiros fizeram a orientação e acompanharam o detido para fora do mar nas duas primeiras tentativas, mas na terceira a voz de prisão se fez necessária, por desobediência e resistência à abordagem. 

A ocorrência aconteceu por volta das 12h40, no trecho da Igrejinha de Nossa Senhora da Piedade, um dos pontos mais críticos do litoral do Grande Recife, se tratando de ocorrências com tubarões. Desde a década de 1990, um em cada cinco incidentes com tubarão notificados em Pernambuco ocorreram perto da Igrejinha.  

O homem preso foi identificado como Israel Ferreira da Silva, conhecido como “Negão”, morador de Cajueiro Seco. De acordo com a ex-esposa, Adriana Silva, com quem ele tem uma filha de oito anos, Ferreira é alcoólatra e faz uso de medicação controlada para transtornos psiquiátricos desenvolvidos em decorrência da dependência química. 

Embed:

“Outro dia foi o Samu e os policiais tendo que segurar ele, porque ele tem uma força enorme quando está em surto. Ele não tem mãe, só tem pai, que já é um idoso. Basicamente ele não tem ninguém, só eu, mas tem hora que eu não consigo mais cuidar. Ele leva cerveja na cara aqui, que o pessoal joga. A população não entende, aí ele aperreia e o pessoal xinga, quer bater”, disse Adriana, que é barraqueira na praia, ao LeiaJá. Ela não tinha conhecimento de que o ex-marido estava na praia e foi avisada por uma colega sobre o episódio. 

A ex-companheira chegou a acompanhar o fim da ocorrência, mas não foi reconhecida por Israel à ocasião. Segundo Silva, ele estava sem os remédios e costuma suspender a medicação para poder beber. 

Fiscalização 

A detenção de Israel Ferreira gerou comoção no local, que estava sob fiscalização intensa desde o começo da manhã. Na Igrejinha, há um posto de salva-vidas ao lado do ponto turístico, mas havia também bombeiros na areia, viaturas da Guarda Municipal realizando rondas, policiais militares no calçadão e a polícia ambiental monitorando o movimento na área, que também está sinalizada com placas sobre a presença de tartarugas marinhas. 

Às 13h20 deste sábado (11), o homem foi levado à uma Delegacia de Polícia Civil, onde deve prestar esclarecimentos às autoridades. Ele não foi acompanhado por pessoas próximas. A condução foi realizada pela Guarda Municipal.

Proibição do banho de mar

Desde 2021, o trecho da Igrejinha de Piedade está proibido para banho. A decisão foi do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) e da prefeitura de Jaboatão, e foi publicada, à época, no Diário Municipal Oficial. A interdição abrange uma área de 2,2 quilômetros, que vai desde a Igrejinha de Piedade até o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica do Recife, no limite com a capital pernambucana. 

Na última semana, dois incidentes com tubarão ocorreram na região em 24 horas. No domingo, 5 de março, um adolescente de 14 anos teve a perna amputada após sofrer um ataque em frente à igreja. No dia seguinte, uma adolescente de 15 anos também sofreu lesões graves e precisou amputar o braço, após um incidente com tubarão em Piedade, na altura do Hotel Golden Beach, ponto de referência na praia. 

O trecho fica a menos de um quilômetro da Igrejinha, mas é considerado apropriado para banho e não possui sinalização, nem histórico com incidentes. Depois do ataque em Olinda, em fevereiro, Pernambuco acumulou três incidentes com tubarão apenas em 2023. 

COMENTÁRIOS dos leitores