Chuvas em Belém já ultrapassam as previsões para março
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em treze dias choveu na capital paraense o volume de água previsto para todo o mês
Na terça-feira (14), a capital paraense amanheceu com fortes chuvas que provocaram alagamentos intensos em toda a Região Metropolitana de Belém. Durante o temporal, carros ficaram submersos e moradores tiveram suas casas alagadas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), só na madrugada e na manhã desta terça, o índice máximo de chuvas ultrapassou os 72 milímetros em medição efetuada por pluviômetro instalado no bairro do Curió - Utinga.
“Para o mês de março, o INMET tem a média de 30 anos: 506mm de chuva, é o previsto. Agora, tem alteração regulada pelos oceanos, tanto principalmente o Oceano Pacífico quando nós temos fenômenos La Niña e ou El Niño, que podem aumentar ou diminuir essas chuvas, juntamente com a situação do Oceano Atlântico. Então o volume até os dias 14 e 15 de março está chegando à metade do que está dentro da média prevista, e ainda deve chover bastante até o final do mês para chegar próximo ou dentro da média”, afirma o meteorologista José Raimundo Abreu, do INMET.
A previsão para esta quarta-feira (15), à tarde e início da noite, é de que o céu ficará nublado, com chuva fraca a moderada. Em Belém, a temperatura máxima é de 31°C e a mínima, de 23°C. A umidade relativa do ar fica entre 70% e 95%. Ventos fracos a moderados de nordeste/sudeste.
Confira a previsão do tempo em Belém:
Quinta-feira - nublado a encoberto e pancadas de chuva a qualquer hora do dia com trovoadas isoladas.
Sexta-feira - parcialmente nublado e pancadas de chuvas isoladas e rápidas, podendo ocorrer trovoadas isoladas ao final da tarde.
Sábado - tempestades isoladas com raios e trovões.
Domingo: Sol e aumento de nuvens pela manhã e pancadas de nuvens à tarde e à noite.
Por Valerry Dantas (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).