Biblioteca Pública Arthur Vianna comemora 152 anos

Programação especial de aniversário começou no dia 22 e vai até esta sexta-feira (24), no Centur, em Belém

sex, 24/03/2023 - 15:44
Agência Pará Biblioteca Arthur Vianna: espaço público para a busca do conhecimento Agência Pará

A Biblioteca Pública Arthur Vianna comemora 152 anos neste sábado (25) com programação especial. Desde o dia 22, ocorrem apresentação de bonecos de fantoche no Centro de Eventos Ismael Nery (CEIN) e leituras de poesias. Além disso, também estão sendo realizadas palestras, oficinas, lançamentos de obras e workshops. Tudo de graça e aberto ao público. Nesta sexta-feira (24), a partir de 16 horas, haverá bate-papo com escritores e sarau literário no hall do Centur.

De acordo com os gestores da biblioteca, a comemoração do aniversário tem o objetivo de promover a interação entre profissionais e amantes da leitura, bem como fortalecer as bibliotecas como locais de compartilhamento de ideias e aprendizados. Em entrevista à Agência Pará, Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Pará (FCP), aponta o espaço como uma referência no que diz respeito ao acervo de obras e de materiais de pesquisa no Estado.

“É a biblioteca mais importante da nossa região, pois dispõe de um valioso acervo de livros, vinis e CDs. É uma contribuição que vai além dos serviços culturais, chegam a ser sociais, pois a biblioteca atua nos mais diversos municípios do Estado. Essa sempre foi a missão da nossa Fundação, interiorizar a nossa cultura no nosso Estado”, disse.

Espaço de cultura

Ao longo da história da humanidade, a biblioteca atravessou séculos como um dos mais importantes espaços de interação e descobertas. A bibliotecária geral da UNAMA - Universidade da Amazônia, Nazaré Soeiro, disse que o desafio dos profissionais da área está em encontrar meios ou métodos para engajar jovens no universo da leitura. 

Segundo Nazaré, um fator que é de extrema importância para formar um leitor fiel é o incentivo à leitura dentro do ambiente familiar, com o estímulo à vontade de aprender.

Nazaré também destacou o foco na acessibilidade dentro das bibliotecas. Na UNAMA, disse, há todo um suporte aos cadeirantes. "Todo o nosso espaço está voltado para eles", concluiu, ressaltando como é essencial construir um ambiente de inclusão.

Da Redação do LeiaJá Pará (com apoio de Ana Beatriz Coelho e David Nogueira).

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores