RMR: Novos ônibus entram em operação no Sistema BRT

Neste primeiro momento, serão 27 coletivos alongados especiais em substituição a 15 veículos articulados especiais e convencionais que operam em quatro linhas do Corredor Leste/Oeste

sex, 31/03/2023 - 09:56
Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo Veículo do sistema BRT no centro do Recife Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e do Grande Recife Consórcio de Transportes, inicia a renovação da frota nos ônibus que circulam no Sistema de BRT Via Livre. Neste primeiro momento, serão 27 coletivos alongados especiais em substituição a 15 veículos articulados especiais e convencionais que operam em quatro linhas do Corredor Leste/Oeste. A troca possibilitará uma diminuição no tempo de espera do usuário, uma vez que haverá redução no intervalo entre os ônibus. Em três meses, a gestão estadual já renovou mais de 100 veículos da frota na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

Os novos ônibus entram em operação na segunda-feira (3) e guardam as principais características dos veículos utilizados no Sistema BRT, como motor traseiro, suspensão a ar e câmbio automático, por exemplo. Eles têm 14 metros de comprimento, possuem ar-condicionado, cinco portas, podem transportar até 94 passageiros por viagem e fazem 1,8 km/litro de combustível. Um rendimento de 35% em comparação com os articulados que fazem 1,2 km/litro de combustível.

Confira, abaixo, as linhas que terão as primeiras trocas e como acontece a substituição:

2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)

Sai 1 articulado especial e entram 4 alongados especais

2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)

Saem 7 articulados especiais e entram 11 alongados especiais

2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)

Saem 2 convencionais e entram 2 alongados especiais

2043 – TI CDU/TI Joana Bezerra (Parador)

Saem 7 articulados especiais e entram 10 alongados especiais

Com isso, algumas linhas irão operar com equipamento misto – alongados e articulados, aumentando o número de veículos da frota; à medida que outras terão 100% da frota substituída. Já as linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/TI Derby permanecem circulando exclusivamente com veículos articulados especiais devido à demanda dos usuários.

Em operação há dez anos, toda a frota do Sistema de BRT será gradativamente substituída nos dois corredores operados pelos consórcios Conorte (Norte/Sul) e Mobi Brasil (Leste/Oeste).

MAIS ÔNIBUS – Além destes 27 novos veículos alongados especiais, outros 15 ônibus convencionais estão passando pelo processo de emplacamento e vistoria para entrarem em circulação. São oito da empresa Caxangá e mais sete da Metropolitana. Entre os meses de janeiro e fevereiro, 64 coletivos foram cadastrados no Grande Recife Consórcio, renovando a frota de toda a Região Metropolitana.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores