Covid: Noronha inicia aplicação da vacina bivalente

A dose de reforço vale para todas as pessoas acima de 18 anos, como recomenda o Ministério da Saúde

ter, 25/04/2023 - 20:59
Divulgação Homem sendo vacinado contra a Covid-19 por profissional de saúde Divulgação

A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Saúde, deu início à vacinação com os imunizantes bivalentes contra a Covid-19. A dose de reforço vale para todas as pessoas acima de 18 anos, como recomenda o Ministério da Saúde. 

Ainda de acordo com o Ministério, para receber a bivalente a pessoa precisa ter tomado a última dose com, no mínimo, quatro meses. Além disso, tem que ter recebido, ao menos, duas doses da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, ou qualquer vacina como dose de reforço.

Em Noronha, a imunização está sendo realizada na Unidade de Saúde Dois Irmãos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30. Não é necessário agendamento prévio, mas é preciso levar documento de identificação, como RG, CPF ou cartão de vacina físico ou digital.

A vacina bivalente é da fabricante Pfizer, capaz de proteger, de forma mais eficaz, contra a variante Ômicron do coronavírus, em circulação no Brasil desde 2021.

Para Isabel Sobral, superintendente de Saúde do distrito, a ampliação da vacinação bivalente é uma forma importante de proteger a população. “Mesmo com a pandemia controlada, é necessário o cuidado das pessoas com a própria saúde e a saúde do próximo. Portanto, não podemos descuidar e ficar com o esquema vacinal em atraso. Por isso peço que as pessoas se dirijam até a unidade de saúde para receberem a dose da vacina bivalente atualizada contra as variantes, incluindo as subvariantes da ômicron”, reforça Isabel Sobral.

Campanha de testagem de sífilis 

A Administração de Fernando de Noronha também iniciou a campanha de testagem rápida de sífilis para maiores de 18 anos, na Unidade de Saúde da Família (USF). A ação é gratuita e acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não é necessário agendamento e o resultado sai entre 15 e 20 minutos. O interessado precisa apenas ir ao local portando documento de identificação.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores