Ativista aluga micro-ônibus para se mudar com 29 animais
Operação para transportar os pets em segurança contou a ajuda de 18 pessoas
A advogada e assistente social especialista em Direito Animal, Graça Paixão, de 56 anos, tem partilhado nas redes sociais os detalhes da sua operação para conseguir levar consigo, em uma mudança de casa, os seus 10 cães e 19 gatos, todos resgatados da rua. A ativista é de Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador, e acabou de se mudar para Ibicoara, na Chapada Diamantina.
O que mais chama atenção, além do esforço para se manter próxima aos seus pets, é que a cuidadora alugou um micro-ônibus para conseguir transportar toda a família em segurança. No veículo, Graça e outros 18 ajudantes equiparam kits de primeiros socorros, carteirinhas de vacinação, água e comida.
“A mudança para a Chapada é a realização de um sonho antigo. Ter mais contato com a natureza e mais tempo para me dedicar às atividades que amo, como cuidar de plantas e viver em um lugar onde o clima, a paisagem e as relações são mais calmas. Filhos não se deixam para trás. Os animais não são brinquedos, coisas, ou um móvel velho que não cabe mais na casa nova. Por isso, iremos todos juntos”, disse a ativista.
Graça saiu da casa antiga no último sábado (17) e a viagem até a chapada durou aproximadamente oito horas. Todos os cães foram acomodados nas poltronas com cintos de segurança, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito, e os felinos, cada um, em sua caixa de transporte.
“Somos uma família. O afastamento do animal pode causar trauma, depressão e até levá-lo à morte. Comprei as 19 caixas de transporte e os cintos de segurança para os cães. Providenciei medicação para acalmá-los, de acordo com a orientação veterinária. Amigos e familiares foram comigo para ajudar a acomodar os animais. Quatro carros acompanharam o micro-ônibus para auxiliar nas paradas para os cães saírem e fazerem as necessidades e tomarem água”, acrescentou.
Se tudo correr como o previsto, a família multiespécie viverá numa casa alugada de 250m² no Campo Redondo, a 30 minutos da sede do município. Lá perto, será construído um novo espaço onde Graça pretende envelhecer ao lado dos seus animais.
“Decidimos não parar para almoçar, a fim de diminuir o tempo. Durante a viagem eles permaneceram supercalmos. São muito carinhosos e a minha presença os deixou seguros. Naturalmente, não poderia abandoná-los. Os animais esperam de nós o nosso melhor. Somos seu porto seguro. Não temos o direito de não corresponder a essa confiança”, ressalta.