Crise das UTIs: Secretaria celebra São João e é criticada
A festa teria sido realizada no mesmo dia em que o governo do estado decretou situação de emergência devido à lotação dos leitos de UTI para o público infantil
Um vídeo que circula nas redes sociais tem gerado fortes críticas dos profissionais de saúde de Pernambuco, pois mostra uma festa de São João para os servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A festa teria sido realizada na última terça-feira (20), mesmo dia em que o governo do estado decretou situação de emergência devido à lotação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o público infantil.
A gravação que vazou mostra uma banda se apresentando e várias pessoas dançando e aproveitando a música em um espaço fechado, onde parece ser a área interna de um prédio.
Procurada para esclarecer o ocorrido e se posicionar diante das críticas, a SES não respondeu até o fechamento desta edição.
Filas de espera
Por meio de nota, a SES informa que, nesta quinta-feira (22), a fila de espera por uma UTI neonatal e pediátrica possui um total de 79 pacientes. Desse número, 49 crianças aguardam por uma UTI para síndrome respiratória aguda grave (Srag) no estado, enquanto outras 5 aguardam um leito de terapia intensiva de pediatria clínica. Em relação aos recém-nascidos, 10 estão na fila por uma UTI Neonatal Srag. Em relação aos leitos neonatais clínicos, 15 aguardavam uma UTI.