Temporal deixa 22 mil desabrigados em Alagoas

Neste domingo, 9, o governo federal reconheceu que 29 municípios do Estado estão em situação de emergência

dom, 09/07/2023 - 20:05
Edvan Ferreira / Agência Alagoas Governador sobrevoou áreas inundadas Edvan Ferreira / Agência Alagoas

Pelo menos 22 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas por causa das fortes chuvas que atingem Alagoas desde a última sexta-feira, 7. Neste domingo, 9, o governo federal reconheceu que 29 municípios do Estado estão em situação de emergência, conforme publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

O governador Paulo Dantas (MDB) visitou ao longo do dia os municípios de São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro, na região sul de Alagoas, e pediu para o governo federal homologar outras duas cidades em situação de emergência. O reconhecimento por decreto visa facilitar a liberação de verba para a compra de cestas básicas, água, colchões e outros mantimentos para as famílias atingidas.

"Queremos convidar, inclusive, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), para que a gente encontre formas de sofrer menos quando vier um volume maior de chuva", disse Dantas. "Muitos rios que banham Alagoas nascem em Pernambuco, e precisamos encontrar alternativas para reduzir o impacto das enchentes aqui no Estado."

Em Marechal Deodoro, a equipe precisou vistoriar os bairros a bordo de uma canoa, devido ao estrago feito pelas chuvas. "A situação aqui é muito crítica. Pedi ao governador ajuda para alimentação e água potável para as famílias", afirmou o prefeito Cláudio Filho.

Veja abaixo a lista dos 29 municípios de Alagoas que estão em situação de emergência já reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional;

Atalaia

Barra de São Miguel

Branquinha

Cajueiro

Capela

Colônia Leopoldina

Coqueiro Seco

Flexeiras

Ibateguara

Jacuípe

Joaquim Gomes

Maragogi

Marechal Deodoro

Matriz de Camaragibe

Murici

Paulo Jacinto

Paripueira

Penedo

Pilar

Quebrangulo

Rio Largo

São José da Laje

São Miguel dos Campos

Santana do Mundaú

São Luís do Quitunde

São Miguel dos Milagres

Satuba

União dos Palmares

Viçosa

COMENTÁRIOS dos leitores