Gripe Aviária: SP tem 2 novos casos em aves silvestres
Os casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foram notificados em duas aves da espécie trinta-reis-de-bando em Itanhém
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo confirmou que dois novos casos de gripe aviária foram detectados em aves silvestres entre quinta-feira, 20, e esta sexta-feira, 21, no Estado. Em nota, a coordenadora informou que os casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foram notificados em duas aves da espécie trinta-reis-de-bando em Itanhém.
De acordo com a coordenadoria, devido aos novos casos, o estado já registrou casos de aves com a doença em Ubatuba, Caraguatatuba, Guarujá, Santos, São Sebastião, São Paulo, Praia Grande e Itanhaém. O órgão da defesa paulista lembrou que "o consumo de aves e ovos não transmite a doença".
A CDA orienta que a população siga as instruções do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e não toque em aves que possam apresentar os sintomas clínicos. Em caso de suspeita da doença ou identificação de aves mortas, a CDA deve ser acionada.