Homem é morto por PM após roubo a pedestre em Porto Alegre

Militar estava à paisana, perseguiu o suspeito e efetuou o disparo após, supostamente, ter sido ameaçado

por Vitória Silva seg, 24/07/2023 - 14:55
Divulgação Brigada Militar do Rio Grande do Sul Divulgação

Um homem de 33 anos foi morto por um policial militar, na manhã desta segunda-feira (24), no Centro de Porto Alegre, capital gaúcha, após furtar uma pedestre. A Brigada Militar informou que o crime foi cometido no limite da Avenida Mauá com a travessa Francisco Leonardo Truda, duas das principais da região. O militar que presenciou o furto estava à paisana e decidiu perseguir o suspeito até uma rua próxima. No momento da abordagem, segundo a versão policial, o criminoso teria anunciado estar armado e o PM reagiu, efetuando o disparo. 

O suspeito possuía antecedentes criminais por posse de drogas, perturbação de tranquilidade, ameaça e vias de fato, e não estava realmente armado. Em entrevista ao Correio do Povo, o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Fábio da Silva Schmitt, explicou que a vítima estava estacionando a moto e foi abordada pelas costas. O suspeito agarrou os cabelos dela e a mandou ficar quieta, ameaçando que iria “estourar” ela. 

“O delinquente tira a mochila dela, a chave da moto e o capacete. Ele então foge do local”, resumiu. “Esse indivíduo, ao invés de aceitar a abordagem, investe contra o policial militar e então acontece o disparo”, acrescentou o comandante do 9º BPM. 

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para o local da ocorrência e constatou o óbito do homem. Policiais militares do 9º BPM isolaram a área. O caso ficará sob investigação da 17ª Delegacia de Polícia Civil (17ª DP). Além disso, a Brigada Militar abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) que ouvirá a vítima do roubo, o policial militar e duas testemunhas. 

COMENTÁRIOS dos leitores