Sergipe confirma primeiro caso de febre maculosa

sex, 28/07/2023 - 19:17
Jorge Villalobos/Flickr Imagem microscópica do carrapato-estrela Jorge Villalobos/Flickr

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju confirmou o primeiro caso de febre maculosa. O diagnóstico é de um adolescente de 15 anos, que reside no Bairro de Porto Dantas, e convive diariamente com cavalos, cães e galinhas. No dia 19 de junho, o garoto procurou o Hospital Regional José Franco Sobrinho, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, com quadro de febre, mialgia, náusea, cefaléia, dor abdominal, prostração, astenia e tosse.

Com coleta para febre maculosa e arboviroses, o resultado testou positivo para chikungunya. Após melhora do quadro, paciente recebeu alta no dia 26 de junho.  O resultado da primeira coleta, que detectou a febre maculosa, saiu em 20 de julho. Sendo assim, o Centro de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS) da secretaria vem realizando monitoramento do paciente, aguardando resultado da segunda amostra da sorologia e dos carrapatos recolhidos no cavalo criado pela família.

Pessoas próximas ao adolescente relataram que ele tem hábito de circular no bairro montado a cavalo e que leva o animal para banhar em um riacho da região. 

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses realizaram medidas de prevenção e desenvolveram ações de conscientização sobre a doença em 160 residências do bairro.  O garoto recebeu alta hospitalar e segue a rotina normalmente.

Febre Maculosa 

A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato-estrela não é um carrapato comum, encontrado geralmente em cachorros, mas trata-se da espécie Amblyomma cajennense, que pode ser encontrada em bois, cavalos, cães, aves domésticas, gambás, capivaras e coelhos.

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar por um tempo prolongado fixado na pele do ser humano. Além disso, os especialistas pedem à população que tenha atenção aos carrapatos mais jovens e de menor tamanho, pois são os mais perigosos devido a dificuldade de serem vistos.

Até o momento, três pessoas morreram vítimas da febre maculosa no país no último mês de junho. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

COMENTÁRIOS dos leitores