Metrô realiza exposições sobre cultura nordestina em SP
Nordestinos representam 20% da população da capital paulista
Nesta quarta-feira (2), é comemorado o Dia Nacional do Nordestino, no Brasil. A data foi escolhida para homenagear o cantor Luiz Gonzaga (1912-1989), mais conhecido como o “Rei do Baião”, que faleceu há 34 anos. Para celebrar, o Metrô da cidade de São Paulo planejou uma série de atividades, confira:
quinta-feira, 3 de agosto
A estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha receberá tradições de dança nordestina. Às 16h, a Companhia Pé no Chão fará um espetáculo sobre os festejos do boi, tradição do Nordeste, principalmente no estado do Maranhão. Já, às 17h, o Grupo Baque CT realizará uma apresentação de Maracatu.
No mesmo dia, será inaugurada a mostra “Estrela na alvorada”, no Espaço Cultural da estação. A exibição apresenta 19 registros do grupo “Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata”, em Pernambuco - feitos pelo fotógrafo José de Holanda. As imagens capturam elementos de dança, música, poesia, arte, religiosidade e brincadeira, associados a tradições e divertimentos dos trabalhadores dos antigos engenhos de cana de açúcar, na região da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Fundado em 2001 e liderado por Mestre Bi, o grupo faz parte da nova geração, que comanda as nações de maracatu rural ou maracatu de baque solto, uma das mais importantes manifestações populares do Nordeste. A exposição ficará em cartaz até 19 de setembro.
sexta-feira, 4 de agosto
Será inaugurada a exposição “Do papel à pele: nordeste ilustrado”, no Espaço Cultural da Estação São Bento. A mostra apresenta cerca de 20 ilustrações da artista Aline Lima, que trazem o Nordeste brasileiro como inspiração. Cenas e símbolos como o cangaço, o sertão, folguedos e fantasias populares. Lima é pesquisadora da xilogravura, técnica artística que utiliza uma matriz de madeira esculpida para impressão de imagens sobre papel. Com a evolução de seus estudos, ela imprime seus desenhos no universo da tatuagem, em que atua profissionalmente. A exibição ficará disponível até 3 de novembro, das 4h40 à meia-noite.
Exposições
“20 anos do Concurso Paulista de Literatura de Cordel”
Até o dia 4 de setembro, ficará em cartaz na estação República da Linha 3-Vermelha a exposição “20 anos do Concurso Paulista de Literatura de Cordel”, do acervo da Biblioteca Metrô Neli Siqueira. A mostra apresenta cordéis selecionados e textos dos dois concursos de literatura de cordel realizados pelo Metrô e a CPTM, entre 2002 e 2003. As obras abordam o cotidiano metroferroviário de São Paulo, contemplando os aspectos sociais, culturais e afetivos entre os passageiros e o sistema de transporte metropolitano sobre trilhos;
O Nordeste em dicionário
Até o 18 de setembro, fica em cartaz na estação Corinthians-Itaquera a exposição “O Nordeste em dicionário”, que apresenta nove expressões nordestinas dicionarizadas. O objetivo é enriquecer o vocabulário do público, a partir de regionalismos e destaca a importância da preservação da memória e do entendimento de que a língua é uma bem cultural vivo que se transforma. A mostra é uma realização em parceria com a Jô Ribes Comunicação;