CBTU deve reconhecer ‘que vem errando’, diz Luiz Soares

Assembleia dos metroviários aconteceu na noite desta segunda-feira

por Rachel Andrade seg, 07/08/2023 - 19:57
Tempus Comunicação Assembleia dos metroviários no Recife Tempus Comunicação

O acordo proposto pelo Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPTPE) e o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), nesta segunda-feira (7), de suspender a greve por 48 horas, foi aprovado pela categoria durante assembleia realizada à noite, na Praça da Greve, na Estação Central do Recife. O presidente da categoria, Luiz Soares, informou aos trabalhadores que o serviço de transporte deverá retornar normalmente a partir da 0h desta terça-feira (8). 

O Sindmetro-PE se reuniu no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) com a Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU) para dar continuidade as negociações do acordo coletivo do trabalho 2023-2025. O Serviço Social de Transporte (Sest), órgão responsável por tomar decisões pela CBTU, também esteve presente no encontro. 

“Queremos sim garantir esse transporte para o usuário do metrô do Recife, e a gente quer deixar claro mais uma vez, que a CBTU reconheça que vem errando, e que ela tenha mais compromisso com o povo pernambucano que usa o metrô do Recife, por isso eu acredito que ela vai trazer na quarta-feira uma proposta para que a gente possa avançar e concluir esse acordo coletivo”, declarou Luiz Soares, ao final da assembleia. 

A assessoria do Sindmetro-PE informou, por meio de nota, que o desembargador Sergio Torres, mediador do TRT-6, relatou que teve contato com a SEST, "a qual elencou vários erros da empresa, incluindo a assinatura da ata do dia 19 de junho sem a validade da SEST."

Luiz Soares afirmou ainda em assembleia que "A rodada de negociação, com a intermediação do TRT e do MPT, comprova a irresponsabilidade da empresa CBTU e sua incapacidade de conduzir as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho”. O presidente disse também que a greve continua sendo considerada legal pelo desembargador Sergio Torres, garantindo assim que não haverá desconto de salário pelos dias de paralisação. 

A suspensão da greve tem prazo de encerrar na quarta-feira (9), quando uma nova reunião de conciliação vai acontecer entre as partes, às 14h, na sede do TRT-6, no Recife.

COMENTÁRIOS dos leitores