3ª edição do Festival SOMA reúne juventude do Cabo

Evento será realizado neste próximo sábado (26), às 16h, na Praça da 55, na Vila da Cohab, com o objetivo de promover o contato da juventude com cultura, arte e política

qui, 24/08/2023 - 15:00

No próximo sábado (26), o Fórum de Juventudes do Cabo (FOJUCA) realiza a terceira edição do festival SOMA, que promove o contato da juventude com cultura, arte e reinvindicação política. O evento está marcado para acontecer a partir das 16h, na Praça da 55, na Vila da Cohab.

Para Elaine Mendonça, que integra a organização festival, o evento tem a finalidade de estimular cultura feita pela juventude cabense. “O festival surge em 2019 nesse grande evento trazendo a juventude cabense para o centro da produção, possibilitando que a juventude do Cabo possa consumir a arte, sendo feita por ela própria”, disse a educadora social.

Evento tem a finalidade de estimular cultura feita pela juventude cabense. (Divulgação)

Com seis horas de duração, o festival tem entre as atrações confirmadas Bojo da Macaíba, Zabumba do Mestre Chimba, A Quadra, Coco de Seu Zé Moloque, Clarinha MC, MC Nanny Nagô, Atlazotrem, Lorenna e Lucas Aldr, Lucas Marques, Thaís Lacerda, Cone Stúdio, Pixain Crew, Dj Mason e o rapper CJFLOW. Além disso, haverá apresentação de capoeira, ópera popular com o Boi da Lua de Nazaré e declamação de poesias.

De acordo com dados de 2022 do Fórum de Segurança Pública, o Cabo de Santo Agostinho possui taxa de 81,2 homicídios para cada 100 mil habitantes, destacando-se como uma das cidades brasileiras em que a juventude negra está mais vulnerável à violência. No Brasil, a taxa média corresponde a 23,4 mortes a cada 100 mil pessoas.

COMENTÁRIOS dos leitores