Cemit faz alerta para prevenção de incidentes com tubarões

De acordo com o Comitê, cenário com superlua e maré alta pode aumentar risco de incidentes com tubarões neste fim de semana

sex, 29/09/2023 - 16:41
Arquivo/SDS Placa que sinaliza área de perigo para ataque de tubarão em praia do Recife Arquivo/SDS

O fim de semana chegou e com ele, a última superlua do ano e as marés de sizígia, caracterizadas por grandes amplitudes da maré (marés muito baixas e marés muito altas) conforme a posição do Sol e da Lua. O Cemit alerta que a conjunção pode aumentar o risco de incidentes com tubarões.

Neste fim de semana, as marés ficarão mais secas pela manhã de 0.0m (sábado) e 0.1 (domingo), formando piscinas naturais ideais para o banho seguro, além de marés cheias de 2.5m (sábado) e 2.4m (domingo), no final da tarde.  "Pedimos aos banhistas que aproveitem o banho de mar em áreas protegidas pelos recifes durante as marés baixas e evitem o mar ao entardecer, quando as marés estarão enchendo. Além da falta de barreiras recifais para proteção, nesse período crepuscular algumas espécies de tubarões ficam mais ativas e buscam águas rasas para se alimentar, aumentando ainda mais os riscos de incidentes", explica a gerente geral de Áreas Costeiras, Danise Alves.

Trecho proibido para banho  O trecho de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica do Recife é proibido por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes.  Mesmo não havendo a proibição expressa nos outros trechos entre a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, e a Praia do Farol, em Olinda, dê preferência a banhos de mar nas seguintes condições: maré baixa, áreas com proteção de recifes, dias com sol e águas claras.

*Da assessoria 

COMENTÁRIOS dos leitores