Dia do Diabetes: saiba os tipos da doença e como tratar
O diabetes é considerado fator de risco para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo
Nesta terça-feira (14), no Dia Mundial do Diabetes, o Hospital Pelópidas Silveira (HPS), no Recife, faz um alerta importante sobre a doença crônica, caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue (hiperglicemia). O diabetes é considerado fator de risco para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo.
Para reforçar a campanha mundial e promover a importância do controle da doença e das medidas para prevenir complicações associadas a ela, a unidade realiza durante esta semana, palestras educativas e rodas de conversa sobre a condição - incluindo prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento, para pacientes e acompanhantes.
"Ainda é alto o número de pessoas identificadas com diabetes e que não sabiam do diagnóstico. Manter um estilo de vida saudável, seguir uma dieta balanceada, praticar exercícios, exames regulares e monitorar os níveis de açúcar no sangue são cruciais para controlar o diabetes e prevenir complicações. Por isso, a importância de ter acesso à informação e aos cuidados adequados para garantir o tratamento", alerta o cardiologista do HPS, Rafael Travassos.
Considerado um desafio de saúde global, o Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Quando a doença se instala, potencializa outras condições de risco, como a pressão alta e o colesterol elevado.
Conheça dos tipos de diabetes Diabetes tipo 1: ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói erroneamente as células produtoras de insulina no pâncreas. Pessoas com diabetes tipo 1 precisam tomar insulina para sobreviver.
Diabetes tipo 2: desenvolve-se quando o corpo se torna resistente à insulina ou quando o pâncreas não produz insulina suficiente. Muitas vezes está relacionado a fatores de estilo de vida, como dieta, exercícios e genética.
Diabetes gestacional: ocorre durante a gravidez, e o pré-diabetes, uma condição em que os níveis de açúcar no sangue são superiores ao normal, mas não o suficiente para serem classificados como diabetes.
*Da assessoria