Funcionária da Riachuelo chama criança autista de ‘bomba’

Mãe da criança estava na fila preferencial quando ouviu comentário das atendentes sobre seu filho

por Rachel Andrade sex, 17/11/2023 - 18:52
Reprodução/redes sociais Mãe se indigna com comentário de funcionária Reprodução/redes sociais

Uma mulher se indignou nas redes sociais, nesta sexta-feira (17), ao relatar um caso de descriminação sofrido por seu filho, uma criança autista, em uma loja da Riachuelo do Shopping Boulevard, no município de Feira de Santana, no interior da Bahia. A cliente estava na fila preferencial para o caixa de pagamento quando ouviu uma funcionária comentar com outra: “Não me passe essas bombas aqui”, se referindo à criança neuro divergente. 

O vídeo se espalhou nas redes com mensagens para a mãe e para a criança e em repúdio à loja. “Meu filho não é bomba, não gostei. Eu exijo respeito com os autistas, com as pessoas com deficiência porque eu sou mãe e ninguém aqui tá livre de ter um filho com deficiência”, desabafou. 

“Já é difícil a luta de uma mãe que vem com o filho no shopping provar uma roupa”, ela complementou. 

Uma das pessoas que compartilhou o registro foi o influenciador digital Ivan Baron, que mencionou leis que protegem e garantem os direitos das pessoas com autismo. “Lembrando que a Lei 12.764/2012 estabelece assar que a ‘pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais’ com os preceitos da Lei 10.048/2000 que garante que ‘as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário’, disse na publicação. 

 

A Riachuelo se pronunciou em seu perfil oficial no Instagram, com uma mensagem temporária de 24h de duração, afirmando que lamenta o ocorrido e pedindo desculpas. A marca informou ainda que a autora do comentário foi demitida, e que o comportamento “não condiz com os valores defendidos e praticados” pela loja. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores