Falta de chuva no Norte gera alerta no ONS

Segundo Ciocchi, os técnicos do ONS têm feito acompanhamento contínuo da situação e já levaram a questão ao Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE)

dom, 10/12/2023 - 10:14
Marcello Casal Jr/Agência Brasil O reservatório de Sobradinho Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A falta de chuvas no Norte do País, que sofre a influência do fenômeno climático El Niño, pode levar o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a adotar medidas excepcionais em 2024, para preservar os reservatórios da região, disse ao Estadão/Broadcast o diretor-geral do órgão, Luiz Carlos Ciocchi. O diagnóstico sobre como o Operador vai lidar com a questão deve acontecer entre fevereiro e março do próximo ano, quando será possível fazer uma avaliação melhor.

Segundo Ciocchi, os técnicos do ONS têm feito acompanhamento contínuo da situação e já levaram a questão ao Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE): "Dependendo da quantidade de chuva que entrar no começo do ano teremos de tomar algumas medidas. Não há sinal alarmante, mas monitoramento é contínuo".

Entre as medidas que têm sido consideradas estão algumas de ordem operativa, visando principalmente poupar os reservatórios de cabeceira, seguindo as medidas que foram adotadas durante a crise hídrica de 2021, e eventuais despachos (acionamento) de usinas térmicas. Segundo ele, a adoção de um conjunto de medidas mais cedo permitiria utilizar as termoelétricas mais baratas e segurar o acionamento daquelas com Custo Variável Unitário (CVU) maior, reduzindo o impacto tarifário para os consumidores.

DESAFIO. Outro desafio para o ONS tem sido lidar com as mudanças no perfil de consumo de energia no País, que tem se tornado cada vez mais complexo principalmente devido à expansão de fontes não despacháveis e à geração distribuída (GD), termo dado à energia gerada no local de consumo ou próximo a ele, de diversas fontes renováveis, como solar, eólica e hídrica.

Ciocchi diz que hoje o ONS já tem feito malabarismos para fazer o chamado "fechamento de ponta", uma vez que todos os dias, no fim da tarde, o desligamento dos sistemas de GD cria uma demanda de aproximadamente 20 gigawatts (GW) por energia do sistema, em questão de três horas: "E temos de colocar toda essa energia no sistema. Agora, imagine todo o preparo na sala de operação, e temos de fazer isso de maneira coordenada".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores