Estudo avalia infestação do Aedes aegypti em Paulista

Objetivo do levantamento é incrementar estratégias contra o mosquito, causador de dengue, zika e chikungunya 

por Guilherme Gusmão qua, 03/01/2024 - 18:13
Beatriz Leite Agentes estão visitando casas do município Beatriz Leite

Um estudo realizado pela Secretaria de Saúde do município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, está avaliando o nível de infestação na cidade do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. O levantamento, que será realizado até a próxima sexta-feira (5), tem como objetivo possibilitar a implementação de ações de prevenção e controle mais eficazes contra as doenças.

O trabalho, que vem sendo realizado em todos os bairros do município, é executado por 103 Agentes de Combate às Endemias (ACEs). Para alcançar as metas do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), a prefeitura pede que os moradores recebam os profissionais em suas casas. Aproximadamente 6.200 imóveis, provenientes de sorteio, devem ser visitados pelas equipes.

"A participação ativa das comunidades recebendo os nossos Agentes de Combate às Endemias é fundamental para o processo. A prevenção e a eliminação dos criadouros dependem de iniciativas individuais e coletivas", afirma a médica veterinária e diretora de Vigilância Ambiental, Sílvia Vasco.

De acordo com a gestão municipal, as atividades do LIRAa, que acontecem bimestralmente, envolvem a coleta de dados em um período de tempo relativamente curto, “permitindo uma análise rápida da situação”.

 

COMENTÁRIOS dos leitores