Mendonça quer esclarecimentos de Mantega

Deputado pede que o ministro explique denúncias de corrupção envolvendo o ex-presidente da Casa da Moeda

qua, 08/02/2012 - 10:45
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

O deputado Mendonça Filho (DEM) protocolou, nesta terça-feira (7), um requerimento solicitando que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, seja convocado a prestar esclarecimentos no plenário da Câmara sobre denúncias envolvendo a Casa da Moeda. No dia 30 de janeiro, a demissão do presidente do órgão, Luiz Felipe Denucci, foi publicada no Diário Oficial da União, na última segunda-feira (30), em meio às suspeitas de recebimento de propina.

Para o deputado, o requerimento coloca o governo em uma saia justa. Ele argumenta ainda que a prática governista de colocar a “sujeira em baixo do tapete” é a causa das sucessivas quedas de ministros no País. “O parlamentar da oposição tem a obrigação de buscar esclarecimentos em relação às suspeitas de corrupção. O ministro pode não ir à Câmara, mas o meu papel de oposição eu fiz”, assegurou o deputado democrata.

Informações dão conta que o ministro Guido Mantega teria conhecimento sobre as suspeitas de envolvimento de Denucci em esquema de corrupção, há cerca de cinco meses, e só agora o demitiu. “É absolutamente lamentável que a administração do PT venha aparelhada como moeda de troca e que até cargos técnicos sejam ocupados dessa maneira”, afirmou Mendonça, referindo-se às informações de que o PTB é responsável pela indicação do comandando da Casa da Moeda.

“A oposição está fazendo um favor a sociedade e ao Brasil, apontando os erros e exigindo as necessárias correções. Não estou acusando o ministro Mantega, estou apenas querendo esclarecimentos do episódio envolvendo a Casa da Moeda do Brasil, que é um absurdo do absurdo. Uma Casa que é responsável por imprimir o dinheiro que circula no bolso de todo brasileiro com um ex-presidente envolvido em um escândalo de recebimento de propina e uma conta no paraíso fiscal. Então, é um caso gravíssimo e que necessita de esclarecimentos”, reforçou o deputado.

O requerimento já foi lido na Câmara pelo presidente da comissão, Delcídio Amaral (PT-MS), e será votado na próxima terça (14). De acordo com o deputado Mendonça, caso não haja votação e apreciação em Plenário, o debate será levado novamente após o carnaval no retorno das comissões. “Para que a gente possa esclarecer os fatos e responsabilizar os eventuais culpados”, concluiu. 

O Ministério Público e a Polícia Federal estão investigando denúncias de irregularidades na Casa da Moeda. “Há suspeitas de que o ex-presidente da Casa da Moeda tenha R$ 25 milhões de dólares em paraísos fiscais”, contou Mendonça. Luiz Felipe Denucci comandava a Casa da Moeda desde 2008.

COMENTÁRIOS dos leitores