Faixa exclusiva para veículos em situação de emergência
Projeto de lei será votado na Câmara Municipal do Recife nesta terça (14)
Faixas exclusivas para o tráfego de ambulâncias, viaturas de polícia e do Corpo de Bombeiros podem ser criadas no Recife. É o que propõe o projeto de lei do vereador Rogério de Lucca (PSL). O projeto será votado nesta terça-feira (14), durante sessão plenária na Câmara Municipal do Recife.
A proposta de criar faixa de rolamento preferencial para veículos em situação de emergência tem como finalidade fazer com que tais veículos não fiquem presos no congestionamento. “Enfrentamos desafios de mobilidade, típicos de um grande centro urbano e como sabemos que a maioria dos hospitais, delegacias e batalhões estão localizados no centro da cidade, temos inevitavelmente engarrafamentos nas principais vias urbanas”, avalia o vereador.
De acordo com a matéria, em seu art.2 “a faixa deverá ser usada livremente para o tráfego de veículos, sendo obrigatório o esvaziamento para o veículo em situação de emergência”. Se aprovada, a faixa preferencial terá pintura diferenciada com sinalização específica a ser definida pela administração municipal. Essa alternativa é realidade em outras metrópoles, como Nova York, Londres, Tóquio e Paris, mas no Brasil a medida nunca foi adotada.