Vereadores prestam homenagens ao Dia da Mulher

Eles lembraram trajetória feminina e luta por igualdade de direitos

qui, 08/03/2012 - 07:59
Chico Peixoto/Leia Já Imagens Nesta quinta (8) serão prestadas homenagens a mulher que moram na cidade Chico Peixoto/Leia Já Imagens

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira dia 8 de março, foi lembrado com homenagens antecipadas, nesta quarta-feira (7), no plenário da Câmara de Vereadores do Recife. O vereador petista, Múcio Magalhães, lembrou a trajetória de manifestações femininas que começou com as trabalhadoras russas em 1917. “As ideias socialistas embalavam a luta pela libertação das mulheres desde o século anterior, mas foi a Conferência das Mulheres Comunistas de 1921 que deliberou 8 de março como o Dia Internacional da Mulher”. O vereador ainda ressaltou que a igualdade entre mulheres e homens é um processo em permanente construção.

“É um dia de reafirmar a necessidade de políticas públicas voltadas para a defesa da igualdade entre mulheres e homens. Se o conjunto das leis que protege a s mulheres, como a Maria da Penha, não é cumprido, nosso dever é lutar. Avançamos e hoje temos uma mulher na presidência, mas elas ainda são minoria em cargos políticos, 8,9% no Congresso Nacional, 12% nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais”.

Almir Fernando (PCdoB) além de exaltar a trajetória de luta das mulheres,destacou o alto número de vítimas do tráfico internacional de seres humanos. “O Centro Humanitário de Apoio à Mulher informa que a maioria das pessoas traficadas são mulheres. Diz ainda que em vários países elas são consideradas mercadorias que têm preço no mercado do sexo. Mas não é só isso. O preconceito ainda existe e muitas outras dificuldades”. O vereador também afirmou que a União Brasileira de Mulheres de Pernambuco vai realizar campanha para conscientização r na disputa por espaço no poder, para que as recifenses tenham uma maior participação na esfera municipal.

O autor do projeto de lei da vacinação gratuita do HPV, vereador Rogério de Lucca (PSL) frisou que a aprovação de seu projeto é um avanço na luta contra o câncer feminino. “Esta Câmara aprovou projeto pioneiro no país de grande importância para todas as mulheres”. Já Vera Lopes (PPS) lembrou da homenagem que será prestada as mulheres na Casa, nesta quinta-feira (8). “Escolhi uma senhora (Léa Lucas) de 84 anos para representar todas aquelas que chegaram à boa idade, quando poderão de fato desfrutar mais de suas vidas”.

O petista, Luiz Eustáquio, destacou os avanços da luta feminina no país, que hoje tem uma mulher na presidência da República. “Nos últimos 30 anos a luta pela igualdade cresceu muito, mas ainda falta. Espero que essa luta continue porque é séria e necessária”.

COMENTÁRIOS dos leitores