Geraldo Julio conversa com publicitários

O Fórum Empresarial de Propaganda organizou o primeiro debate com candidatos a prefeito

qua, 25/07/2012 - 20:19
André Nogueira/LeiaJáImagens

O Fórum Empresarial de Propaganda em Pernambuco, formado por mais de 50 agências, organizou o primeiro debate na TGI consultoria, localizado no bairro do Espinheiro. O encontro recebeu como primeiro convidado para discutir problemas urbanos, o candidato a prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Os próximos encontros acontecerão nos dias 22, 29 de agosto e 12 de setembro e contará com a presença dos quatro postulantes mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos.

Estiveram presentes na conversa debate vários dirigentes de agências associadas à ABAP-PE (Associação Brasileira de Agências de Publicidade de Pernambuco) e ao SINAPRO-PE (Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco). As duas entidades geram cerca de dois mil empregos em Pernambuco e movimentam mais ou menos R$ 110 milhões por ano. As entidades começaram a realizar encontros com candidatos na eleição municipal do Recife em 2008 e deram continuidade à ação no pleito estadual de 2010.

De acordo com o que foi apresentado, é preciso criar um conceito de observatório mapeado os principais problemas. A vocação que o Recife tem para a gastronomia, moda, conhecimento, diferentes setores da cultura, não vem acompanhando o crescimento urbano e sua recuperação passa por uma economia criativa.

“Temos um documento com o diagnóstico. O Recife que se auto destrói e ao mesmo tempo segue um ciclo acelerado de crescimento. Ele será entregue ao candidato que conseguir ganhar as eleições. São cinco tópicos que precisam de uma atenção especial: a retomada do controle urbano, planejamento urbano de longo prazo, mobilidade, recuperação do centro histórico e revitalização do Rio Capibaribe”, ressaltou o diretor do TGI, Francisco Cunha.

Já o presidente do SINAPRO-PE, Antonio Carlos Vieira, declarou que a carga tributária direcionada às empresas de comunicação e propaganda é o que mais afeta o desenvolvimento do setor dentro do município. “Por causa das altas taxas tributárias as empresas saem do Recife e buscam outros municípios, há também o problema das agências que preferem ficar afastadas, e trabalham na informalidade.”

O candidato Geraldo Julio ao se pronunciar deu destaque aos programas que estão sendo desenvolvido pelo governador Eduardo Campos (PSB) na educação, saúde pública, saneamento, entre outras áreas. “O Recife não pode ficar atrás do balcão, é preciso conhecer estratégias de economia para trazer novos empreendimentos fortalecendo o comércio e os serviços. Nesses cinco anos, o governo do estado não aumentou nenhuma alíquota e a arrecadação do ICMS aumentou. É preciso estudar a melhor forma de atuação para cada setor da economia”, defendeu Geraldo.

No fim do debate, questionado se o prefeito João da Costa (PT) iria participar de caminhadas e subir no seu palanque apoiando a candidatura socialista, Geraldo desconversou: “O prefeito é um militante do PT há mais de 20 anos, não posso responder pelos outros, o posicionamento do prefeito deve ser perguntado a ele”, pontuou o socialista.

COMENTÁRIOS dos leitores