Humberto pretende revisar Plano Diretor do Recife
O assunto foi tratado durante encontro com representantes do mercado imobiliário em PE
O atual Plano Diretor do Recife será objeto de revisão na gestão de Humberto Costa (PT). O assunto foi tratado na tarde desta terça-feira (21), durante encontro do candidato com empresários do mercado imobiliário, na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), localizada no bairro no Espinheiro, Zona Norte do Recife.
Na conversa, Humberto apresentou as propostas ligadas ao setor. “Quero fazer uma revisão do Plano Diretor, com a participação de todos os segmentos que direta ou indiretamente sejam atingidos pelas mudanças que eventualmente aconteçam. Meu compromisso é regulamentar tudo o que já foi objeto de análise na revisão de 2008 e fazer um debate sobre o Plano Diretor, já que nós temos que pensar, em termos de futuro, o desenvolvimento da nossa cidade”, explicou.
A proposta de Humberto Costa de colocar as calçadas da cidade como responsabilidade exclusiva da prefeitura, com a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada para recuperá-las, foi muito bem aceita pelos empresários. A política de habitação da prefeitura, que teve início em 2001, quando o PT assumiu a gestão municipal, também foi bastante elogiada durante o encontro.
Por exigência constitucional nos municípios com mais de 20 mil habitantes, o plano diretor é um instrumento que tem a finalidade de orientar a atuação do poder público e a iniciativa privada na construção de espaços urbanos e rurais - e na oferta de serviços. Ele parte da iniciativa do prefeito que debate com a população e apresenta na câmara projetos e diretrizes que serão transformados em Lei.