Urbanitários protestam contra privatização do saneamento
A mobilização organizada pelo SINDURB-PE acontece na manhã desta terça (4) em Petrolina
O Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (SINDURB-PE) está organizando um ato público contra a privatização da água e do esgoto em Petrolina, durante a audiência pública que será promovida pela Prefeitura, sobre o tema. O ato acontecerá amanhã, terça-feira (4), às 14h no auditório do SEST/SENAT.
O motivo da mobilização organizada pelo sindicato é denunciar a intenção da Prefeitura de Petrolina em privatizar os serviços da Compesa. Segundo o sindicato, os trabalhadores tiveram acesso ao edital de licitação preparado pela gestão municipal para abrir concorrência para os serviços de saneamento no município e estão preocupados com a perda do caráter social do abastecimento de água neste processo.
O SINDURB-PE ainda ressalta que o anúncio do rompimento do contrato com a Compesa, o prefeito Júlio Lóssio publicou no artigo 2o. do Decreto 137, de 04.07.12: autorização para a abertura de procedimento licitatório, baseado no princípio da competitividade.
A estimativa é que a iniciativa da Prefeitura poderá afetar cinco mil famílias beneficiadas pela tarifa social em Petrolina. O pagamento das contas de cada uma é de R$ 5,62 ao mês.