Jair Pedro e Daniel iniciam debate sobre os Direitos LGBT
Os prefeituráveis da capital pernambucana Jair Pedro (PSTU) e Daniel Coelho (PSDB) participaram na noite desta sexta-feira (14), do debate Direitos LGBT e medidas anti-homofóbicas, realizado na boate Metrópole, no bairro da Boa Vista, no Recife. O evento tem a participação do Fórum LGBT de Pernambuco, Movimento Gay Leões do Norte, AMOTRANS, COMLÉS, o Blog do Jamildo e simpatizantes da causa.
A empresária Maria do Céu, proprietária da boate falou sobre a importância do debate com os candidatos a prefeito do Recife. “É necessário abrir esse diálogo sobre as necessidades que temos hoje, por que não são as de dez anos atrás”. A classe LGBT é um grupo grande é preciso que tenham direitos iguais, pois são seres humanos que pagam impostos como qualquer outro cidadão”, completou Maria.
Jair Pedro comentou sobre a importância da defesa da PLC 122/2006 que criminaliza a homofobia. “Precisamos ter uma cidade em que seja respeitada a política da saúde e da educação para o movimento LGBT”. O prefeiturável defendeu a entrega de kit’s anti-homofóbicos nas escolas municipais.
Jair afirmou ainda que é fundamental ter aproximação com a classe, para que a igualdade seja respeitada. O candidato do PSTU também criticou seus adversários políticos. “Hoje as pessoas tendem a eleger candidatos que são homofóbicos, o PT e o PSB que dizem que não implantarão o kit homofóbico. Não fizeram nenhum pronunciamento contra a campanha publicitária do Instituto Pró-Vida. O silêncio também é política”, alfinetou Jair.
Daniel Coelho afirmou ter 13 proposições de lei que trata dos direitos LGBT e que é Fundador e Presidente da Frente Parlamentar que trata das causas do movimento. “Quem governa a cidade tem que governar para todos, buscar o respeito e o fim da discriminalização”. Coelho disse que faltam ações por parte do poder público que trate da questão da homofobia e qualquer tipo de violência. “Precisamos promover o conceito de cidadania, trabalhando com a conscientização das pessoas”. Na ocasião o candidato do PSDB assinou um documento comprometendo-se de que caso seja eleito discutirá sobre a criação de um Centro de Saúde específico para o público LGBT.
Em relação a educação e a inclusão social do movimento LGBT nas escolas municipais, o tucano afirmou que é preciso que cada disciplina tenha os conceitos de cidadania. “Se temos uma data oficial, esse pode ser o dia de trazer para as escolas o debate contra a homofobia”. Um representante do Fórum LGBT questionou a postura do tucano a respeito de um projeto de lei da classe evangélica intitulado de ‘Higienização’, que pretende na Copa de 2014 proibir as prostitutas de atuarem nas ruas do Recife. O candidato conceituou o projeto de preconceituoso e homofóbico. “Não queremos promover a prostituição e sim discutirmos, sobre oportunidade de emprego e tolerância”, ressaltou Daniel.