Jornal com pesquisa falsa é apreendido em Lorena
O Jornal Atos, publicação que circula na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, a 200km de São Paulo, teve a capa e uma página interna plagiadas com uma falsa pesquisa. O material foi apreendido neste sábado (6) e o caso será investigado pela Polícia Civil e o Ministério Público.
A edição clonada foi de quarta-feira (3), quando o diário publicou uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinião Pesquisa de São Paulo, que apontava o candidato do PSDB, Fábio Marcondes, como favorito à prefeitura. Na versão da falsa pesquisa, o candidato do PV, Elcinho Vieira, terceiro lugar na pesquisa oficial registrada no TER-SP, aparece em primeiro lugar.
Os exemplares falsificados estavam sendo distribuídos em áreas de comércio por toda a cidade. De acordo com Eder Billota, proprietário do jornal, a ideia de quem promoveu a falsa edição foi de enganar o eleitor da cidade.
"Todos os números da falsa pesquisa estão errados. A mesma publicação traz ainda uma falsa matéria com falsas denúncias contra o candidato do PSDB", alerta o site do diário.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Lorena e pelo Ministério Público, que recolheu exemplares com a pesquisa oficial e a pesquisa plagiada.