Elias diz que redução de IPI é 'agressão' aos municípios

Tucano criticou a concentração de impostos por parte da União

qui, 15/11/2012 - 07:54
Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens

Ao dar entrevista a uma rádio local o prefeito reeleito de Jaboatão do Guararapes, Elias Gomes (PSDB), criticou a isenção do IPI, medida do Governo Federal que ocasionou na redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com o tucano, essa medida é uma agressão, pois a União não tem competência para legislar sobre recursos e tributos dos estados e municípios. 

Elias também criticou a concentração de impostos por parte da união e defendeu uma repactuação da federação sendo preciso uma reforma tributária para resolver os principais problemas relacionados aos repasses de verbas públicas. “As reformas têm que ser discutidas, pois o Brasil está estruturado de forma centralizadora, anti-democratica e anti-federativa”, defendeu.



O prefeito de Jaboatão reclamou que não é o Governo Federal que o cidadão procura quando precisa de algum serviço público, mas os municípios e os estados. Ao falar da distribuição dos tributos, ele argumentou ser tão desigual que a União fica com 70% dos impostos arrecadados nos municípios.

COMENTÁRIOS dos leitores