Jurandir fala sobre auxílio paletó e aumento de salários

Presidente da Câmara do Recife defendeu que o fim do benefício não foi uma medida eleitoreira

qui, 20/12/2012 - 18:30
Chico Peixoto/LeiaJáImagens

O presidente da Câmara do Recife e vereador reeleito, Jurandir Liberal (PT), ao conceder entrevista a uma rádio local, comentou que o fim do auxílio-paletó na câmara do Recife não é uma medida eleitoral. Ele lembrou que a decisão já teve a aprovação no Senado Federal e deverá valer a partir da próxima legislatura, que inicia em 2013.



“A gente não quis anunciar e fazer isso antes das eleições, porque isso pareceria que foi decisão jogada para a plateia e com a intenção de tirar proveito eleitoral. O questionamento da sociedade estava correto, então levamos a proposta para a executiva da casa e todos os vereadores concordaram”, ressaltou Jurandir.



Após se darem o aumento salarial de 62%, passando de R$ 9.275,00 para R$ 15.031,76, a mesa diretora utilizou o mesmo mecanismo extrapauta para vetar o auxílio-paletó, que é pago duas vezes por ano. Agora o benefício será pago duas vezes a cada quatro anos. Um no começo e outro no fim do mandato.



Ao falar do rejuste dos salários, Jurandir declarou que a medida acompanha uma decisão do Congresso Nacional. “Esse aumento acompanha uma determinação de que os vereadores poderão receber 75% do que ganha um deputado federal e é feito de quatro em quatro anos. Não há uma forma de fazer o rejuste anual como os demais servidores públicos, nem dentro da legislatura”, ressaltou.



De acordo com o presidente da Câmara, o aumento dos vereadores é constitucional e está dentro da lei. “O próximo aumento será só daqui há quatro anos. Mas essa rejuste é referente ao congelamento dos salários que foi de cinco anos.Sobre os vereadores que irão assumir o mandato na próxima legislatura, Jurandir disse que a câmara é plural, mas é importante que cada um saiba das coisas que estão acontecendo e se posicione, principalmente os que estão se declarando da oposição.



COMENTÁRIOS dos leitores