Geraldo vai implantar o Recife Digital

Orçado em R$ 46 milhões, o projeto de inclusão sócio-digital prevê a integração de todos os órgãos e secretarias municipais

seg, 28/01/2013 - 16:36
Humberto Pradera/Divulgação Paulo Bernardo garantiu o apoio do Ministério das Comunicações ao Recife Digital Humberto Pradera/Divulgação

Em audiência com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta segunda-feira (28), em Brasília, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, acertaram a implantação do programa Recife Digital. Orçado em R$ 46 milhões, o projeto de inclusão sócio-digital prevê a integração de todos os órgãos e secretarias municipais, além de ofertar uma série de serviços inéditos para a população.

As iniciativas abrangem 11 áreas, entre elas as de mobilidade, habitação, saneamento, meio ambiente, segurança, saúde e educação. Destaque para a criação da Central de Comando e Controle, o monitoramento dos pontos de risco e das áreas de alagamentos, a comunicação digital entre escolas e unidades de saúde, além do videomonitoramento da cidade e uma cobertura de wi-fi gratuita em 80% do Recife.

"Mais que um série de softwares e hardwares, o Recife Digital será uma importante ferramenta de gestão. O projeto vai nos permitir abrir novos canais de diálogo com a população. Ela poderá fazer reclamações e sugestões via web, ao mesmo tempo em que a Prefeitura vai fornecer mais informações aos cidadãos e ter uma avaliação em tempo real dos serviços oferecidos por ela", explicou Geraldo. 

Ao final da reunião, Paulo Bernardo garantiu o apoio do Ministério das Comunicações ao Recife Digital. "O ministro observou que o nosso projeto está totalmente alinhado ao do Governo Federal chamado Cidade Digital e, por isso, garantiu o apoio à nossa iniciativa. No próximo mês, vamos ter uma nova reunião para decidir em que termos será feita esta parceria", disse Geraldo. O prefeito continua em Brasília onde,  participa do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas com a presidente Dilma Rousseff (PT).

COMENTÁRIOS dos leitores