Dilma vota a defender royalties do petróleo para educação

Presidente disse que essa é a melhor forma de investir esses recursos originados da exploração de petróleo

qua, 06/03/2013 - 15:42

Durante discurso no encontro com prefeitos e governadores, a presidente Dilma Rousseff voltou a defender a destinação para a educação dos royalties dos futuros contratos de concessão da exploração do petróleo. "Essa é uma condição para o país mudar de patamar", frisou.



Segundo ela, essa é uma fonte "intergeracional, porque é uma geração investindo na outra". Dilma frisou que é preciso valorizar os professores e voltar a dar status a esses profissionais. “Educação, me desculpa, não é o terreno, não é a construção, não é o equipamento. É isso, mas é, sobretudo, salário de professor. É professor capacitado. É esse país dar outra vez status para professor. Nenhum governador, nenhum prefeito vai dar status para professor com o orçamento que nós temos", considerou.



Sobre a votação dos vetos referentes à lei que redistribui os royalties do petróleo, Dilma voltou a dizer que o governo terá que aceitar a decisão do Congresso. "Eu vetei, agora está nas mãos do Congresso", disse ela, ao ser perguntada por jornalistas sobre o assunto.



Os vetos presidenciais serão analisados na sessão desta quarta-feira (6) do Congresso Nacional. Os 140 dispositivos seriam analisados na sessão dessa terça, mas o governo percebeu que faltavam outros dois dispositivos na cédula de votação e os  republicou numa edição extra do Diário Oficial da União. As cédulas de votação terão, então, 142 dispositivos para análise.



A sessão está marcada para as 19h25. Enquanto os senadores e deputados de estados não produtores querem derrubar o veto, as bancadas do Rio de Janeiro e Espírito Santo já anunciaram que pretendem adiar a votação novamente.

COMENTÁRIOS dos leitores