Geraldo descarta a implantação de Rodízio no Recife
Prefeito afirmou que será estudado uma maneira de restringir o fluxo de veículos em determinadas regiões da cidade
A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) questionou a opinião dos recifenses sobre os primeiros 100 dias da gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB). Nesse levantamento a maioria dos entrevistados, 27,4% apontaram o trânsito como o principal problema na cidade do Recife.
Ao tomar conhecimento desses números o prefeito, ao conceder entrevista ao Portal LeiaJá, comentou que as ações vão sendo implantadas na medida do possível e o rodízio de carros é um projeto que está sendo debatida pela Secretaria de Mobilidade Urbana e os setores técnicos responsáveis. Na entrevista ele descartou esse ideia, afirmando que será estudado uma maneira de restringir o fluxo de veículos em determinadas regiões da cidade.
“Nem eu nem o secretário João Braga nunca falamos em rodízio, o que falamos foi que estamos estudando tecnicamente, fazendo debate com especialista e com a sociedade sobre a possibilidade de realizar restrições em determinados dias da semana, locais e horários. Dessa forma tencionamos melhorar a fluidez do trânsito”, comentou o prefeito.
Questionado se teria uma data para implantar essa restrição de transporte, Geraldo Julio respondeu: “estamos apenas estudando e após ter resultados completos é que podemos decidir. Não vamos tomar nenhuma decisão como essa sem antes realizar o debate e sem ter o estudo completo que mostre os benefícios aos usuários.”
O prefeito destacou ações em parcerias com o governo do estado de Pernambuco e também citou a implantação dos corredores exclusivos de transporte público na avenida Caxangá e na Agamenon Magalhães. Segundo o Gestor, o modelo de transporte Bus Rapid Transit (BRT) que já foi implantado na cidade de Curitiba, é o mais qualificado para o Recife.
“Para melhorar a fluidez também tapamos os buracos em 1.083 ruas e recapeamos, 30 importantes avenidas da cidade, além de trocarmos 300 placas de concreto na avenida Sul, Norte, Conde da Boa Vista, Ibiribeira, avenida Recife e na Abdias de Carvalho”, ressaltou.
Sobre a fiscalização do trânsito do Recife, o prefeito contou que o atual efetivo de agente da CTTU é insuficiente. “Estamos trabalhando para melhorar a fiscalização com talonários eletrônicos. São 83 tablet que farão a fiscalização ganhar eficiência e também lançamos o edital para comprar 200 no break para colocar nos semáforos, assim os sinais não vão parar quando houver queda de energia causando prejuízo e transtornos”, pontuou.