Fortunati cobra incentivos ao transporte coletivo

Ações são prioridade para a Frente Nacional dos Prefeitos

sex, 12/04/2013 - 13:35

Durante a cerimônia de formatura de alunos do Pronatec, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, cobrou do governo federal e de parlamentares a aprovação de projetos de desoneração do transporte coletivo. As ações são prioridade para a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que realizará um encontro de gestores municipais neste mês em Brasília.

"Gostaria de solicitar a aprovação do Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros, que já foi aprovado pelo Senado e agora tramita na Câmara", destacou o prefeito. O projeto de lei prevê, entre outras medidas, a redução de tributos incidentes sobre a prestação de serviços e aquisição de insumos, com a implantação do regime de bilhete único ou de sistema de transporte estruturado e integrado física e tarifariamente.

A outra reivindicação é que os impostos cobrados sobre o combustível sejam revertidos para financiar o transporte coletivo. "Assim, as pessoas que usam o carro próprio irão contribuir para a melhoria do transporte coletivo", disse José Fortunati.

Durante discurso, a presidente Dilma, que também estava presente na solenidade disse que, além de investir no sistema de ônibus, é preciso financiar o metrô. “O Brasil já teve a oportunidade de investir no metrô, mas disseram que esse era um transporte de gente rica. Agora, estamos enfrentando problemas no nosso trânsito. Mas agora estamos investindo nesse transporte”, frisou.

COMENTÁRIOS dos leitores