Vereadora cobra transparência da gestão de Geraldo Julio

Parlamentar foi vetada de ter acesso a edital de licitação da prefeitura

ter, 07/05/2013 - 11:33
Chico Peixoto / LeiaJáImagens / Arquivo A democrata enviará ofício solicitando o edital da prefeitura Chico Peixoto / LeiaJáImagens / Arquivo

Durante discurso na tarde dessa segunda-feira (6), na Câmara Municipal do Recife, a vereadora oponente, Priscila Krause (DEM), criticou a falta de acesso a documentos públicos da Prefeitura do Recife. Segundo a democrata, ela tentou ter acesso às informações do edital que prevê a contratação na área de engenharia para apoio técnico operacional e gerencial, mas não obteve êxito.

Krause comentou que como faz um trabalho de acompanhamento das ações da gestão, enviou uma pessoa de seu gabinete à prefeitura com um cd. O objetivo era buscar uma cópia do edital de licitação que prevê a contratação na área de engenharia, visando mais esclarecimentos. Porém, quando a pessoa chegou, exigiram o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Devido a situação, a vereadora frisou no plenário que qualquer cidadão pode ter conhecimento das informações, e não somente pessoa jurídica. “A lei 8666, das Licitações, em seu artigo 4º, cita que qualquer cidadão pode acompanhar o desenvolvimento da licitação, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos”, citou.

Em entrevista ao Portal LeiaJá na manhã desta terça-feira (7), Priscila Krause disse que estranhou a atitude da Prefeitura do Recife. “A licitação é um documento público e não é só empresa que deve ter acesso. A intenção da prefeitura eu não sei, mas isso revela que o discurso da transparência é um discurso frágil que dificulta o acesso das pessoas aos documentos públicos”, criticou.

Priscila informou ainda que enviará até esta quarta-feira (8), um ofício para o Gabinete de Projetos Especiais. “O documento já está pronto para eu assinar e logo em seguida enviarei a prefeitura”, confirmou a democrata.

COMENTÁRIOS dos leitores