Lossio diz ser um corredor e quer ganhar ouro na eleição

O peemedebista comemora ter o nome citado pelo presidente do partido para as eleições ao governo de PE

sab, 11/05/2013 - 11:11
Gilson Pereira/Ascom PMP O prefeito afirma que ninguém entra na corrida para ganhar bronze Gilson Pereira/Ascom PMP

Foi dada oficialmente a largada das eleições para o PMDB. Assim pode ser encarada a comparação feita pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), quando questionado sobre a possível candidatura a governador de Pernambuco nas eleições de 2014. Nessa semana, durante reunião com representantes do PMDB e o presidente do partido, senador Valdir Raupp, o nome de Lossio foi cotado para a disputa no Estado.

O prefeito de Petrolina afirmou que a reunião com o senador e dirigentes da sigla teve como objetivo estipular chapas a candidatos majoritários no Estado. Ele comparou à disputa a governança de Pernambuco como uma olimpíada e mostrou interesse pelas ‘medalhas’ entregues aos ganhadores. “Vamos fazer uma analogia as medalhes de ouro, de prata e de bronze. Ninguém entra na corrida para ganhar bronze, mas durante a corrida uns têm desempenho melhor e outros piores”, comentou.

Lossio disse que as vagas de governador, vice e senador são semelhantes com os três competidores que ganham medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. “A ideia do partido é que possamos participar da corrida. O ideal é podermos ganhar as três medalhes, mas com o número de partido que nós temos que enfrentar é grande, então, precisamos entrar para ganhar a corrida, para ganhar ouro”, cravou.

Questionado se considera um ‘corredor’ dessa corrida, ele afirmou o desejo de participar da disputa. “Eu gostaria muito de ser. Nós teremos grandes corredores, mas eu posso me colocar como um desses corredores. Temos resultados importantes na melhoria da alfabetização. O maior programa habitacional do Norte e Nordeste. Temos estudado a questão da mobilidade urbana, estamos trabalhando a questão do meio ambiente (...). E, por tudo isso, eu me considero um corredor com o intuito de ganhar”, confirmou o prefeito.

Além do anseio demonstrado pelo peemedebista, o nome de Lossio é cotado pelo presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp. “Não há quem não fique lisonjeado posto seu nome no maior partido do país e que tem uma história responsável pela democratização do país. Isso me deixa lisonjeado”, ratifica.

Julio Lossio também citou outros nomes, que segundo ele, são forte na legenda e ressaltou a importância da preparação para a oficialização da candidatura. “Estamos na hora da preparação, porque ainda não estamos na corrida e temos que preparar muitas gente. Temos o senador Jarbas Vasconcelos, os deputados Raul Henry e Gustavo Negromonte, o vereador  Jaime Asfora, temos também Izabel Urquiza, que teve um desempenho fantástico em Olinda e teve um crescimento extraordinário, há ainda André Gomes e cinco vereadores em Petrolina. Temos bons corredores se preparando”, antecipa o chefe do executivo.

Jarbas x PSB – O prefeito de Petrolina também conversou com a equipe do Portal LeiaJá sobre o apoio declarado do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) a seu rival político, Eduardo Campos (PSB). “Eu acho que o PMDB deve apoiar o candidato a presidente, caso ele não tenha candidato a governador no Estado. Aí, ele poderá apoiar qualquer partido então”, argumenta.

Mesmo considerando Jarbas como um bom ‘corredor’, Lossio admite que há divergências justamente pelo fato dele apoiar Campos. “Se ainda não conseguir se qualificar para ir para as ‘olimpíadas’, às vezes você torce por alguém que não lhe representa muito. Mas, acredito que o PMDB tem condições de entrar na política. O presidente do partido já declarou isso, mas temos (Ele e Jarbas) divergência em relação ao PSB”, reconhece.

COMENTÁRIOS dos leitores