Alves está confiante para aprovação da MP dos Portos
Câmara dos Deputados deve votar a matéria nesta terça. MP ainda terá que passar pelo Senado
De acordo com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), as negociações para a aprovação da MP dos Portos tiveram andamento da noite dessa segunda-feira (13) para a manhã desta terça (14). A sessão extraordinária para votar a matéria já foi aberta e os deputados estão registrando a presença no plenário, enquanto são feitos os pronunciamentos iniciais.
Alves explicou que a falta de consenso já era esperada diante de uma matéria como essa e que isso não ocorre apenas no PMDB, mas também em outros partidos da base aliada. No entanto, ele está confiante que a medida provisória será votada até a noite desta terça. "Essa é uma matéria de extrema importância para o país e o povo brasileiro merece de uma resposta desta casa. O povo brasileiro merece o voto", frisou.
Sobre as notícias veiculadas em alguns veículos da imprensa que falavam em negociação da aprovação da MP com base em liberação de emendas parlamentares, ele ressaltou que isso não existe. "Não é assim que se conduz o processo democrático", disse. “Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Rechaço em nome da Casa. Por essas coisas distorcidas que aqui e acolá surgem é que se Deus quiser, no mês de junho até o recesso, nós vamos aprovar aqui [na Câmara dos Deputados] uma emenda constitucional, tornando impositivo o Orçamento em relação a emendas parlamentares individuais”, completou.
A MP 595/2012 precisa ser aprovada na Câmara e no Senado até quinta-feira (16) ou perderá a validade.