Sessão na Câmara dos Vereadores termina em briga

Protesto de professores provoca parlamentares e vereador sai da plenária direto para hospital

por Fernanda Sales qua, 10/07/2013 - 12:37

CARUARU (PE) - A sessão ordinária da última terça-feira (9) na Câmara dos Vereadores de Caruaru virou um festival de brigas, discussões sem nenhum projeto. Um grupo de professores esteve presente na reunião e gerou mal estar em alguns parlamentares. Com cartazes e fotos de vereadores que votaram contra o Plano de Cargos e Carreiras (PCC), eles provocaram principalmente os vereadores da base aliada ao prefeito José Queiroz.

“Fomos dar apoio ao vereador Jajá e ao projeto de lei de autoria dele que determina o dia 31 de janeiro (data em que o polêmico PCC foi aprovado) como Dia Municipal de Luta pela Educação. Chegando lá descobrimos que só será votado na próxima quinta-feira (11) e continuamos assistindo a sessão”, disse  o Secretário Geral do SISMUC regional, Carlos Amaral.



Os vereadores que se sentiram ofendidos se retiraram do salão e interrompendo a sessão. Jajá teria procurado o grupo para retomar a sessão quando o assunto em discussão era o projeto de lei, que segundo os vereadores, era incoerente com o voto dele. Jajá se defendeu alegando que a revolta dos professores é uma resposta a postura da maioria dos vereadores, que votaram a favor do projeto do PCC, sem ler a proposta. Romildo Oscar teria dito que votou sabendo no que estava sendo proposto, e Jajá rebateu. "Você não é homem para manter a palavra?”. Romildo Oscar teria tentado agredir fisicamente o vereador Jajá, mas foi contido pelos outrios vereadores.

A Sessão na Câmara foi tomada pelo clima de discurssões, onde o vereador Jajá alegou ser vítima de agressão incitando o grupo a gritar ‘fora agressor!’. Devido a crise nervosa, o vereador teve uma convulsão e foi assistido pelo vereador Demóstenes Veras (PSD) que é médico cardiologista. O presidente da Câmara, Leonardo Chaves (PSD), deu a sessão por encerrada. 

Jajá foi atendido na UPA Municipal e liberado durante a madrugada. Segundo informações da assessoria de imprensa, ele se encontra de repouso em casa. Procurado pelo portal LeiaJá, o vereador Romildo Oscar, por enquanto, prefere não se pronunciar.

COMENTÁRIOS dos leitores