“Redução de ministérios é fantasia”, afirma ministro

A declaração foi dada nesta segunda-feira, em visita a Paraíba

ter, 13/08/2013 - 08:08
Wênia Bandeira/LeiaJá Para o Ministro, cortar ministérios é transferir problema Wênia Bandeira/LeiaJá

João Pessoa (PB) – O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, declarou, nessa segunda-feira (11), ser contra a redução de ministérios. Segundo ele, esta ação não diminuiria as despesas da Presidência da República. Ele esteve em João Pessoa para lançamento do Plano Juventude Viva.

Para Gilberto Carvalho, outros esforços podem ser feitos para enxugar os custos, mas extinguir pastas seria apenas transferir o problema de um lugar para outro. “Não adianta acabar, por exemplo, com um Ministério do Turismo e colocá-lo dentro do Ministério do Comércio, porque as despesas que estão ali vão continuar”, explicou.

O ministro ainda afirmou que existem atitudes ou ideias que não condizem com a realidade e sugeriu que há pessoas que aproveitam do momento. “Tem muita coisa, quando se fala de uma reforma, que é mais teatro do que prática”.

Carvalho garantiu que o governo Dilma vem economizando de outras formas mais eficientes. “Agora mesmo estamos fazendo cortes de R$ 10 bilhões, para poder dar conta das contas públicas”. Esses cortes, de acordo com o ministro, são feitos em viagens desnecessárias.

Para finalizar, ele se manteve contra a diminuição das verbas destinadas à publicidade. “Defendo esses gastos, porque nós temos um conceito de mídia técnica e não privilegiamos ninguém".

COMENTÁRIOS dos leitores