Geraldo Julio enaltece novo modelo de participação popular

Prefeito relata que evento encerrado neste domingo (1°) superou as expectativas

por Alex Ribeiro dom, 01/09/2013 - 15:52
Andréa Rêgo Barros/PCR Para socialista, a própria população é a melhor referência na definição de onde empregar o dinheiro público Andréa Rêgo Barros/PCR

O prefeito Geraldo Julio (PSB) comentou que a quantidade de participantes nos três dias de seminários do projeto Recife Participa, o novo modelo de participação popular da prefeitura, que terminou neste domingo (1°), superou as expectativas. O evento contou com moradores de todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s) do município.

“O público foi muito além do que esperávamos. Quando andamos nas ruas, nós sempre percebemos a vontade do povo falar. Nosso Programa de Governo já foi construído junto com o povo e olhamos permanentemente para o documento. Vamos fazer tudo o que está lá”, afirmou o socialista. 

De acordo com Geraldo Julio, a própria população é a melhor referência na definição de onde empregar o dinheiro público. “Viemos conversar para entender melhor as necessidades da população. Vamos fazer com o dinheiro do povo o que o povo espera. Estes seminários são alguns dos vários canais de participação popular que já foram abertos pela nossa gestão”, pontuou.

Tudo o que foi discutido e apresentado nas sete salas temáticas durante os três dias está gravado e será ouvido por equipes da Secretaria de Planejamento e Gestão, que já começaram a sistematizar as propostas. Quem não participou e quer contribuir, pode deixar sua sugestão no site da PCR até a próxima sexta-feira, através do site do projeto.

Ao final da sistematização, os dados serão cruzados com o Programa de Governo, com as ações que já estão em andamento e com as 1.045 demandas do Orçamento Participativo (OP), que serão todas realizadas. A partir do resultado deste cruzamento de informações será construído o Orçamento de 2014 e o PPA 2014-2017, a ser enviado à Câmara Municipal até o final de setembro.

A divisão das 715 pessoas nas sete salas temáticas do último dia ficaram desta forma: Educação (83); Saúde (136); Segurança Urbana (55); Manutenção, Ordenamento Urbano e Mobilidade (102); Infraestrutura, Saneamento e Habitação (145); Desenvolvimento Social e Cidadania (80); Nova Economia, Turismo, Cultura, Lazer e Qualificação Profissional (114). Na última sexta-feira (30), 665 pessoas se credenciaram; enquanto que 831 participaram no sábado (31).

Com informações da assessoria. 

COMENTÁRIOS dos leitores