Confira o que movimentou a política nesta semana
Definição das eleições suplementares de Água Preta, decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) sobre ocupação da Câmara de Petrolina, aprovação do fim da reeleição na Câmara Federal e alegação do conhecimento deputado Guilherme Uchoa (PDT) sobre o não conhecimento no caso de censura de veículos pernambucanos foram alguns fatos do mundo político desta semana.
Os fatos iniciaram no último domingo com as eleições suplementares em cinco municípios brasileiros. Já na segunda-feira (2), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) alegou que José Serra (PSDB) não sairá candidato a presidente, o que confirma a tentativa do senador Aécio Neves para a vaga majoritária. Ainda na segunda, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) convocou os prefeitos para aderirem ao Plano Viver Sem Limite, do Governo Federal. O programa tem como objetivo promover a integração e articulação de políticas, programas e ações pelos direitos das pessoas com deficiência, garantindo o convívio social, o acesso à educação e saúde.
Na terça-feira (3), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) entrou com uma representação pela cassação do deputado Natan Donadon (sem partido/RO) na Câmara Federal. No mesmo dia a Câmara Federal aprovou a Proposta de Ementa Constitucional (PEC) 349 que extingue o voto secreto.
Na quarta-feira (4), um dos assuntos mais movimentados no cenário político pernambucano foi a declaração do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Guilherme Uchoa (PDT) em relação ao não conhecimento de uma ação que censurava alguns veículos de comunicação no Recife. Também na quarta a Alepe suspendeu a tramitação da PEC 04, que prevê voto aberto na Casa Legislativa.
Na última quinta-feira (5), a Câmara de Vereadores de Petrolina divulgou imagens da ocupação da Casa Plínio Amorim e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) se manifestou sobre o caso de Guilherme Uchoa defendendo a liberdade de imprensa.
Na sexta-feira (6), um grupo de trabalho da Câmara Federal aprovou o fim da reeleição e o assunto até o momento tem recebido o apoios de alguns parlamentares pernambucanos. Na pesquisa do Vox Populi Dilma Rousseff (PT) liderou a disputa presidencial com 38% das intenções de voto. Já a candidata ao Processo de Eleição Direta (PED) do PT em Pernambuco, deputada Teresa Leitão, iniciou sua campanha através do Facebook e o TJPE determinou a saída de manifestantes da Câmara de Petrolina.
Neste sábado (7), após o pronunciamento da presidente Dilma na sexta (6), o senador Aécio Neves (PSDB) alegou antecipação de candidatura e afirmou entrar com uma ação judicial contra o discurso.