Familiares e políticos se despedem do pai de Vicente Gomes

Moacyr André Gomes exerceu oito mandatos legislativos em Pernambuco

por Élida Maria dom, 06/10/2013 - 09:52
Divulgação/Assessoria de imprensa Depois do velório na Câmara do Recife, o corpo de Moacyr foi enterrado no Cemitério de Santo Amaro Divulgação/Assessoria de imprensa

O plenário da Câmara de Vereadores do Recife foi palco de emoção e respeito durante o velório do ex-deputado estadual e ex- vereador Moacyr André Gomes, de 88 anos, nesse sábado (5). Pai do atual presidente da Casa José Mariano, Vicente André Gomes (PSB), ele teve ainda outros dois filhos e foi perseguido no perídio da Ditadura Militar. Depois do último adeus na Casa Municipal o corpo do ex-político foi enterrado no final da tarde, no Cemitério de Santo Amaro.

 “É um momento de muita dor, mas creio que Deus está com meu pai. Ele construiu muitas coisas boas e teve sempre amor ao próximo, tanto na vida social, como na política. Um exemplo de homem e um esposo incalculável. Uma grande figura humana”, ressaltou Gomes.

Além de familiares do ex-vereador, vários políticos passaram apelo plenário da Câmara de Vereadores para se solidarizar com o presidente da Casa e se despedir de Moacyr. “Ele tinha uma história na Assembleia e na Câmara. Em Casa Amarela construiu todo um trabalho social e político. Deixou um legado bonito como poucos fizeram no Recife”, relembrou Aerto Luna (PRP), mencionando os oito mandatos que Moacyr exerceu no legislativo, sendo quatro como deputado estadual e  quatro como  vereador  do Recife. 

Para a vereadora Aimée Carvalho (PSB) o momento é de solidariedade com a família. “Estou aqui para dar apoio e meu ombro amigo. Uma perda irreparável e estamos com Vicente na alegria e na tristeza”, disse. Já Carlos Gueiros (PTB) contou que teve a oportunidade de ser vereador com Moacyr André Gomes e lamentou a perda. “É feito uma pancada. Depois que esfria, dói mais. Conheci-o há muito tempo, inclusive foi médico da minha tia.  Era um médico, na expressão da palavra. Fez realmente uma medicina em favor dos necessitados”, elogiou.

Quem também passou pelo velório foi o deputado federal, Raul Henry, (PMDB). Ele lembrou que foi apresentado a Moacyr André Gomes ainda quando criança. “Trata-se de uma grande perda, de uma grande figura humana. Ele enfrentou a ditadura, mas continuava a ser generoso”, comentou.

Causa - Moacyr André Gomes morreu na noite da última sexta-feira (4) por complicações cardiorrespiratórias. Ele estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Sabin, com infecção pulmonar.

*Com informações da Câmara do Recife

COMENTÁRIOS dos leitores